sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Sistema público de saúde é tema de debate na Câmara

- Publicidade -

Os 25 anos da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o modelo de gestão municipal das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), foram o tema da audiência pública na Câmara Municipal nesta segunda-feira (19).

O debate foi proposto pelo vereador Enildo Alves (sem partido) e contou com a participação do secretário estadual de Saúde Domício Arruda e da secretária municipal de Saúde Maria do Perpétuo Socorro, além de profissionais da saúde e representantes de entidades médicas.

Durante a audiência, o vereador Enildo Alves fez uma breve exposição dos processos históricos que levaram à criação do SUS e que, posteriormente, deram origem ao modelo das UPAs e das AMEs.“A instituição do SUS foi uma grande conquista no âmbito da saúde pública do Brasil e hoje está consolidado como um sistema sólido e eficiente”, destacou o vereador.

O secretário estadual de Saúde Domício Arruda ressaltou que é preciso esclarecer a população sobre as atribuições do SUS. “O sistema não se limita apenas aos corredores dos hospitais públicos, mas também a campanhas de vacinações e atendimentos à patologias”, disse.

Sobre a gestão da UPA e da AME, a secretária municipal de Saúde Maria do Perpétuo Socorro ressaltou que as unidades seguem um modelo de gestão federal. A gestora também antecipou algumas ações previstas na área de Recursos Humanos e de atenção básica.

“Para 2012, a meta principal é investir mais na atenção básica, focando na UPA de Pajuçara. Já na área de Recursos Humanos, estamos preparando o processo para a realização de concurso público no ano que vem”, destacou.

Também participaram da audiência o vereador Mauricio Gurgel (PHS), o diretor técnico do Hospital Walfredo Gurgel João Batista Rabelo e o do diretor técnico da UPA e da AME de Nova Natal Danton Novaes.

Com informações da Assecam.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas