quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sisu abre consulta de vaga

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

O Ministério da Educação liberou o acesso à consulta de vagas a serem oferecidas na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No total, são 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, começam em 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro.

Com base na nota do Enem
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Crise nas universidades
A famosa Universidade Metodista de São Paulo, referência em educação na região do ABC paulista, demitiu esta semana cerca de 50 professores, mestres e doutores, das três unidades localizadas na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Dentre os cursos afetados estão a graduação e a pós-graduação (mestrado e doutorado) de Administração, Psicologia, Ciências da Religião e Comunicação Social, um dos mais atingidos pelas mudanças. O curso de pós-graduação em Comunicação Social, que faz 40 anos em 2018 e é referência em pesquisa científica na área, foi praticamente desmontado após as demissões. A Instituição alega corte de gastos e perda de 3 mil alunos para justificar as demissões.

Conteúdo educacional
O Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas iniciativas de responsabilidade social das três marcas, anuncia o lançamento de um portal de conteúdo voltado para as áreas de Educação, Cultura e Cidadania. O novo site permite mais interatividade e engajamento dos visitantes em ações realizadas nas cidades, apresenta os projetos da instituição e ainda traz conteúdos como planos de aula, vídeos e podcasts, além de ferramentas que facilitam a acessibilidade. Na parte de Educação, é possível acessar planos de aula, matérias e vídeos explicativos que amplificam a experiência educativa. Já na seção de Cultura, os visitantes poderão conhecer os projetos que promovem a inclusão social por meio do conhecimento.

Avaliadores
Até a próxima segunda-feira, 18, os docentes da educação superior com cadastro no e-MEC podem manifestar interesse em integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. As inscrições devem ser feitas por um formulário elaborado pela Diretoria de Educação Superior e disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Oferta de vagas
A solicitação de vagas para estudantes que desejem ingressar na rede estadual de ensino começa em 26 de janeiro. Os responsáveis deverão acessar o SIGEduc, preencher a solicitação de matrícula de acordo com a disponibilidade das vagas remanescentes e buscar a escola escolhida, em no máximo cinco dias, para efetivação da matrícula. A oferta de novas vagas seguirá até 9 de fevereiro. Caso não apareça indicativo de greve dos professores, ano letivo deve começar cedo, em 19 de fevereiro.

Programa de estágio
Até o dia 7 de janeiro, universitários podem se inscrever para o processo seletivo gamificado do McDonald’s. Esta é a segunda vez que a rede utiliza dinâmicas de jogos para selecionar candidatos para o seu programa de estágio. Os candidatos serão convidados a participar de um desafio online e receberão uma pontuação para posicioná-los no ranking. Para concorrer, o estudante deve ter com previsão de formação entre Julho/2019 a Julho/2020.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas