quarta-feira, 17 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Site da Assembleia Legislativa do RN foca na interatividade

- Publicidade -
Os novos tempos exigem maneiras diferentes de comunicação, com agilidade e transparência. E, quando se trata do poder público, a Assembleia Legislativa está em sintonia com essas demandas, mantendo um portal intuitivo, onde o internauta é automaticamente guiado de acordo com o conteúdo que busca em suas áreas de interesse. E não é só isso. O site tem um layout atualizado, anualmente, que facilita a navegação e a visibilidade das informações com páginas com design cada vez mais ‘clean’.
Site da Assembleia tem um layout atualizado, anualmente, que facilita a navegação e a visibilidade das informações
#SAIBAMAIS#Um menu principal leva a abas sobre a Assembleia, deputados, atividades, legislação, projetos, comunicação, licitação e contatos. Cada uma delas com subdivisões que permitem um conhecimento geral das atividades da Casa, campanhas, funções das diretorias e coordenadorias e acesso às publicações, como revistas e cadernos especiais, e cartilhas institucionais. Na aba Legislação, por exemplo, o internauta acessa o regimento interno, a Constituição estadual atualizada, leis diversas e o Diário Oficial, com publicação diária de todos os processos legislativos em tramitação e daqueles aprovados em Plenário.
Nos últimos anos, uma novidade foi a implementação do novo portal da transparência que, de maneira rápida e básica, permite ao cidadão o acesso a todos os atos do legislativo estadual. O ícone de acesso a esse canal está em espaço específico (Acesso Rápido) agrupado a outros, como os da Escola da Assembleia, Procon Legislativo, Memorial do Legislativo, Conexão Enem e Agenda de Eventos, que também têm páginas específicas onde o cidadão poderá checar todos os serviços e orientações que estão disponíveis.
portal tem ainda botões para acesso rápido e fácil aos canais TV Assembleia e Rádio Assembleia, onde é possível acompanhar as programações da Casa. Ao clicar nos ícones dos dois serviços, o material que cada um reproduz é aberto em sua respectiva página, com mais conteúdo noticioso disponibilizado.
Já o botão de busca facilita a recuperação de informações, a partir de uma palavra-chave ou frase, compara-a com os arquivos indexados em bancos de dados e gera uma lista de matérias com os resultados encontrados.
site foi pensado para ter visual leve, com contrastes para botões que indiquem para o internauta o que ele pode fazer com aquele conteúdo e, ao mesmo tempo, para permitir a acessibilidade visual e auditiva.
Portal da ALRN foi pensado para ter visual leve e permitir a acessibilidade visual e auditiva
Legis Vídeos
Com a pandemia foi implementado o sistema “Legis Vídeos”, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Casa e que disponibiliza todos os vídeos de sessões, audiências, pronunciamentos e demais atividades realizadas no Parlamento. O foco é dar ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais.
Abrir a Assembleia à sociedade potiguar tem sido a marca da atual gestão. Com a ampliação e incremento da atuação nos meios de comunicação, o Poder Legislativo tem o seu trabalho acompanhado cada vez mais pela população do Rio Grande do Norte, seja através da TV, Rádio, Internet e redes sociais. Para isso, um trabalho coordenado vem sendo desenvolvido e tem conquistado resultados.
De acordo com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) o site foi avaliado de forma positiva e transparente. Para o Movimento, o site está no nível dos bons portais de transparência do País.
A partir do portal o internauta tem acesso não apenas às notícias da Casa e das atividades parlamentares, mas a dados sobre prestação de contas de gabinetes e servidores, pode acompanhar sessões ordinárias, sessões solenes e audiências públicas.
Através do site também acessa todas as redes sociais da Assembleia (@assembleiarn) no Twitter, Instagram e Facebook, que têm sido ferramentas importantes para aproximar a população do Poder Legislativo. E para evoluir ainda mais diante da velocidade da tecnologia da informação, a Assembleia também está reformulando o seu aplicativo de conteúdo, que brevemente será reativado. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas