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Site explica venda de ativos

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A Petrobras lançou um site para explicar por que está gerindo seu portfólio, vendendo ativos, como refinarias e campos terrestres e de águas rasas, para focar na produção de óleo e gás, principalmente no pré-sal, que gera maior retorno para a empresa, seus acionistas e a sociedade. Além do site Novos caminhos, uma campanha publicitária, com dois filmes para televisão e peças para internet, convidará as pessoas a saber mais sobre a gestão de portfólio na Petrobras.

A empresa afirma que a venda de ativos não implica em descontinuidade. Pelo contrário, pode resultar em mais investimentos por parte dos novos compradores e receita para os estados, com impacto positivo sobre a atividade econômica local. No balanço final, o total dos investimentos da Petrobras nos próximos cinco anos será de US$ 75,7 bilhões, ou seja, mais que o dobro da previsão de desinvestimentos no período (US$ 20 bilhões a US$ 30 bilhões), informou a estatal em comunicado à imprensa.
Portal Novos Caminhos tenta esclarecer a venda de ativos

Portal Novos Caminhos tenta esclarecer a venda de ativos

#SAIBAMAIS#”Precisamos mostrar o lado positivo da gestão de portfólio da Petrobras. Ao vender esses ativos, além de induzir a competição, a companhia reduz sua dívida que ainda é muito alta se comparada a empresas do setor. Além disso, se capitaliza para investir em ativos como o Campo de Búzios, a maior descoberta marítima de petróleo do mundo. Estamos transferindo ativos onde não temos recursos para aplicar e dando lugar para outras empresas que chegam com apetite para investir, comenta Roberto Ardenghy, diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras.

Sobre os filmes, “Legado” mostrará que as operações continuarão e novos donos podem trazer investimentos. O filme “Transparência”, no formato de perguntas e respostas, abordará as principais dúvidas levantadas sobre o processo de desinvestimento e prestará os esclarecimentos por meio das falas de colaboradores da Petrobras. A campanha publicitária é assinada pela agência DPZ&T.

No site, a Petrobras detalha os novos caminhos que a empresa vem perseguindo e responde algumas perguntas.

1. Que caminho a Petrobras vai tomar? Por que vão vender os negócios?
Nosso processo de transformação envolve uma gestão ativa de portfólio que reduz o nosso endividamento enquanto prioriza nossas operações que geram mais valor. Por isso o foco no pré-sal, que deve receber a maior parte dos U$ 76 bilhões que a companhia planeja investir entre 2020 e 2024, um valor três vezes maior que os desinvestimentos previstos para o mesmo período. Esse caminho reflete a trajetória que tornou a nossa empresa líder mundial na exploração de águas profundas, assim como detentora de uma capacidade técnica que a torna a empresa mais capacitada para extrair o máximo desses ativos, com uma estimativa de 3,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2024.

2. O que vai acontecer com as operações?

Estamos abrindo caminhos para um novo ciclo de investimentos no Brasil, mais competitivo e desafiador para todas as empresas do setor. O que significa que os desinvestimentos realizados não implicam em descontinuidade da atividade, mas sim que os empregos e oportunidades continuarão sendo disponibilizados pelas novas empresas. Isso porque seguimos uma rigorosa política de seleção de potenciais compradores para garantir que as companhias interessadas tenham capacidade técnica, financeira e operacional para dar continuidade ao negócio. O que construímos juntos vai continuar transformando o Brasil.

3. A Petrobras precisa mesmo vender ativos? Como vai ser daqui pra frente?

A gestão ativa de portfólio é um dos pilares do processo de mudança da Petrobras, garantindo que ela se aproprie de boas oportunidades de mercado, se aproximando dos seus objetivos estratégicos e gerando riquezas para acionistas, empregados, comunidades, clientes, fornecedores e parceiros. Tudo disso, sem deixar de lado seu papel de contribuir para a arrecadação de impostos e tributos, além de reduzir seu nível de endividamento.

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