Natal
SME Natal retoma aulas não presenciais nesta quinta, 18
Publicado: 00:00:00 - 18/02/2021 Atualizado: 22:53:58 - 17/02/2021
Felipe Salustino
Repórter

As 146 unidades escolares ligadas à Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME Natal) retomam as atividades de forma não presencial nesta quinta-feira (18). No dia 29 de janeiro, a titular da pasta, Cristina Diniz, se reuniu com gestores da rede de ensino para tratar das providências referentes ao retorno. As atividades se referem ao no letivo de 2020, paralisadas no ano passado por causa da pandemia da covid-19. As aulas nas escolas públicas do município deveriam ter iniciado no último dia 3 de fevereiro, em formato híbrido, conforme estabelece a Portaria Nº 159/2020, da SME Natal.

Adriano Abreu
Equipe da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Lazer se reune com membros de outras Secretarias para discutir retorno

Equipe da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Lazer se reune com membros de outras Secretarias para discutir retorno


Entretanto, segundo a secretária Cristina Diniz, o Comitê Científico da Prefeitura do Natal orientou que o retorno fosse adiado, por causa das condições epidemiológicas decorrentes da crise sanitária. “Recebemos a orientação do Comitê Científico da Prefeitura do Natal para observarmos, por mais 15 dias, a taxa de contágio da covid-19, em decorrência do período de férias e circulação de turistas na cidade”, afirmou, durante a reunião do dia 29.

Para este momento, no entanto, os alunos permanecerão em aulas não presenciais, segundo a SME Natal. Os estudantes que não disponibilizarem de material adequado para as atividades a distância, como televisão ou internet, poderão ir às escolas para ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores.

A TRIBUNA NORTE questionou a Secretaria sobre os debates em torno de uma provável nova data para a retomada das aulas presenciais, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. 

De acordo com a pasta municipal, todas as 146 unidades da rede pública de ensino de Natal estão equipadas com totens de lavatórios de higienização e de álcool em gel, conforme protocolo estabelecido pela própria Secretaria. A pasta explica que foram adquiridos 635 totens de lavatórios de higienização, sendo 451 adultos e 184 infantil, além de 551 totens de álcool em gel, sendo 451 adultos e 100 infantil. O investimento foi de R$ 557.884. Os equipamentos são direcionados aos 74 Centros Municipais de Educação Infantil e às 73 Escolas de Ensino Fundamental da capital.

Estado não definiu retorno de aulas presenciais
Na rede de ensino administrada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Lazer (SEEC/RN), a data de retorno das atividades presenciais ainda será definida. As aulas em formato remoto, no entanto, ocorrem desde o dia 1º de fevereiro. A previsão, inicialmente, era de que as aulas acontecessem em formato híbrido. No entanto, por causa das condições referentes à pandemia da covid-19 no Rio Grande do Norte, a implementação do modelo foi suspensa. 

A decisão foi divulgada pelo Governo do Estado no dia 29 de janeiro passado. No dia seguinte, o titular da SEEC/RN, Getúlio Marques, disse à TRIBUNA DO NORTE que se reuniria ao longo deste mês com outras Secretarias do Governo para discutir a decisão. 

“Nós, da Secretaria de Educação e outras Secretarias do Governo vamos nos juntar em mutirão para discutir o que podemos fazer (...). Certamente estabeleceremos um novo dia para a implantação do modelo híbrido”, esclareceu Marques na ocasião. “As discussões em torno de uma nova data já estão acontecendo. Na próxima semana deveremos ter mais informações”, informou a SEEC/RN na tarde dessa quarta-feira (17).

Pouco antes da data prevista para o retorno do ano letivo em formato híbrido, cerca de 60% das escolas da rede estadual de ensino estavam prontas para receber os estudantes para as atividades presenciais. O secretário Getúlio Marques explicou que atrasos em repasses do Governo Federal e também do Executivo Estadual prejudicaram o andamento da preparação das demais unidades escolares. O secretário disse, no entanto, que até o último dia 15, todas as escolas estariam em condições de receber alunos para atividades presenciais. 

Nessa quarta-feira, a SEEC esclareceu que “as escolas receberam os recursos para que fossem realizadas as medidas dos protocolos de segurança sanitária. Por todo o Estado, diversas escolas estão prontas e outras, em adequação”. A pasta disse que tem monitorado o processo, mas não informou quantas unidades ainda precisam passar por reestruturação para receber os alunos de forma presencial.











Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte