Cookie Consent
Natal
SMS capacita médicos para novas regras da colonoscopia
Publicado: 00:00:00 - 22/02/2018 Atualizado: 23:42:02 - 21/02/2018
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de seu Departamento de Atenção Básica (DAB), promoveu uma capacitação para Médicos, do novo ciclo do programa “Mais Médicos”, e administradores das Unidades Básicas de Saúde dos cinco Distritos Sanitários de Natal. A capacitação, ministrada pela equipe do Telessaúde-RN - programa do Ministério da Saúde objetiva instruir os profissionais da rede municipal de saúde acerca do novo método para solicitações de colonoscopia. Os exames passarão a ser regulados apenas com a comprovação de teleconsultoria e autorização do Telessaúde-RN.

A nova regra do exame - adotado para o diagnóstico precoce de câncer de intestino – tem as suas diretrizes fundadas na nota técnica nº 03/2017, que autoriza e determina que assim sejam cumpridas as novas regras para solicitação e realização do exame de colonoscopia.

De acordo com esta nota - definida pelos departamentos de Atenção Básica (DAB) e de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) da SMS - sendo autorizado o exame, o médico solicitante deve entregar a guia de referência do paciente ao serviço de regulação municipal. Além disso, todas as solicitações de colonoscopias com mais de seis meses de espera no Sistema de Regulação (Sisreg) serão negadas sob a justificativa de reavaliação do quadro clínico dos pacientes em suas unidades de saúde de referência.

De acordo com Ana Paula Queiroz, diretora do Departamento de Atenção Básica, esta capacitação tem o intuito de transmitir aos profissionais da rede municipal de saúde, as novas regras em torno da solicitação do exame de colonoscopia, que passam a ser reguladas pela comprovação de teleconsultoria, que tem a função da dar um suporte informacional especializado a estes profissionais, esclarecendo dúvidas e apoiando-os no que diz respeito a produção do diagnóstico. 


Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte