quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

SMS Natal vacina 1.471 idosos com 90 anos ou mais em um dia

- Publicidade -
Milka Moura
Repórter
A etapa da vacinação dos idosos de 90 anos ou mais começou nessa segunda-feira (22), em Natal, com três locais funcionando em esquema de drive-thru e em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendendo a população nessa faixa etária. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) cerca de 2.800 doses de vacina contra a covid-19 foram distribuídas.Balanço apresentado pela pasta apontou que 1.471 idosos receberam o imunizante no primeiro dia de vacinação.
Maioria dos idosos foram levados para receber a vacina contra a covid-19 nos pontos de drive-thrus montados pela SMS Natal
A Unidade Básica de Saúde São João, em Tirol, apresentava uma modesta fila de idosos. Das 2.800 doses disponíveis para vacinação desSe público na capital potiguar, 100 foram encaminhadas para a UBS São João. Lá, os idosos que aguardavam pela vacinação demonstravam ansiedade e felicidade. Boa parte estava acompanhada por filhos. 
Na fila, estavam Múcio Varela e sua mãe, Lurdinha Varela, de 91 anos. Com seus cabelos brancos, usando óculos escuros e suas mãos acomodadas nos joelhos, Lurdinha esperava sua vez de receber a dose. Ela confessou, minutos antes de receber a vacina, que estava com medo da ‘picadinha’ da injeção. Preferiu não conversar muito, mas foi possível perceber alguns risos abafados pela máscara. Ao sair da sala, fez o sinal de positivo com a mão.
Segundo Kaline Kelly, enfermeira na Unidade de Saúde, depois que acabadas as 100 doses disponibilizadas, a Unidade pediria ao Distrito Sanitário mais doses. Para ela, as expectativas estavam sendo cumpridas. “Durante a semana inteira, o povo já estava aqui perguntando sobre a vacina deles (idosos com 90 anos ou mais)”, disse. Até as 10h dessa segunda-feira, 40 idosos tinham recebido a primeira dose da vacina Coronavac na UBS São João. A segunda dose do imunizante pode ser aplicada entre 14 e 28 dias, de acordo com recomendação da fabricante da vacina. 
Drive-Thru
No Palácio dos Esportes, um dos três pontos de drive-thrus da cidade, o fluxo de carros foi intenso. Os idosos sentados no banco de passageiros apresentavam os cartões de vacina e eram vacinados. O processo era acompanhado pelos olhares dos familiares e pelas câmeras dos celulares que registravam, em foto ou vídeo, o momento tão esperado.
Foi o caso de Emídia Sebastiana, que completou 96 anos em 16 de fevereiro. A sua vacina foi registrada e comemorada, após a longa espera de um ano isolada em casa. Sua neta, Cinthia, emocionada, contou que a sensação de presenciar esse momento com a avó é indescritível. “É algo que a gente fica muito feliz, pois passei quase um ano sem a companhia da minha avó, que estava em casa, sem poder ter contato, sem estar com ela, chega esse momento e a gente vibra muito e fica muito feliz porque é uma vitória”, comemorou.
Segundo a enfermeira Wilkely Leite, que trabalha no local, 300 doses da Coronavac estavam disponíveis no drive-thru do Palácio dos Esportes na manhã dessa segunda-feira, mas outras 300 doses já tinham sido solicitadas.
A expectativa é que as doses disponíveis em Natal sejam suficientes para a imunização de todos os idosos com 90 anos ou mais.
Confira:

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas