quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

SMS planeja reestruturar rede hospitalar em Natal

- Publicidade -

Os Boletins Epidemiológicos da Covid-19 que monitoram a doença em Natal, formulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal), apontam que há uma desaceleração na curva de casos suspeitos e confirmados para a infecção provocada pelo novo coronavírus e queda no número de internação dos leitos na atenção especializada montada para tratamento da doença. Por outro lado, percebe-se crescimento no atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para tratamento de outras patologias. Com base nos dados e com o objetivo de melhorar a assistência à população, a SMS-Natal planeja uma reestruturação da rede hospitalar do município.

Com abertura dos Centros de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, menos infectados desenvolveram quadros graves

O secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes, se reuniu com os diretores dos hospitais Municipal, de Campanha, Pescadores, Samu e coordenação da Rede de Urgência e Emergência da capital e, juntos, decidiram que vão reorganizar o fluxo para o tratamento à covid-19, priorizando o Hospital de Campanha e o Hospital dos Pescadores para recebimento desses pacientes, deixando o Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo para internamentos clínicos e cirúrgicos de outras doenças.

“Percebemos a mudança no perfil dos pacientes. O Hospital de Campanha, atualmente, funciona com menos de 50% de sua capacidade de internação e o Hospital Municipal também. Então, a partir de agora, de forma sistemática e em etapas, vamos concentrar as internações para tratar a covid-19 no Campanha e no Hospital dos Pescadores. Assim, vamos otimizar recursos e, ao mesmo tempo, tratar os pacientes de outras doenças”, esclareceu Antunes. 

Conforme o monitoramento realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal, 86,6% dos casos confirmados para o novo coronavírus estão recuperados; 9,1% estão em isolamento domiciliar; 0,6% estão hospitalizados e 3,7% foram a óbito.

Laboratório será aberto

Será entregue nesta sexta-feira, 14, as obras da nova sede do Laboratório Municipal de Natal, que vai funcionar anexo à Unidade Básica de Saúde das Quintas, na Rua dos Paiatis s/n, de segunda a sábado das 7h às 19h.

Após projeto-piloto na Policlínica Zeca Passos, a estrutura passa a realizar as análises numa sede própria, mais eficiente e de maior potencial, com exames ambulatoriais que vão dar assistência às redes de atenção básica e de urgência do município. Com isso, o novo local vai possibilitar atender uma demanda maior de pacientes por conta própria (sem contratar na rede privada), representando economia aos cofres públicos.

Exames hormonais, imunológicos e microbiológicos são alguns dos tipos executados pela equipe de bioquímicos e técnicos no laboratório. Análises como hemoglobina glicada, baciloscopia e exames de controle em geral da tabela SUS também serão realizados diariamente. Futuramente, o local também poderá fazer coleta de hanseníase, diagnóstico de malária e ofertar maior variedade de testes hormonais aos usuários.

“Através do projeto piloto, percebemos mais agilidade no serviço, pois há exames que conseguimos realizar e entregar o resultado no mesmo dia, algo que facilita bastante o diagnóstico médico. Agora, nessa nova estrutura, o prédio passa a atender com mais conforto e rapidez, tendo um custo abaixo do que é praticado no mercado. A estrutura representa uma economia de R$ 2,7 milhões por ano com empresas que prestavam esse serviço pra gente”, destacou George Antunes.

Centro Covid

O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 do Palácio dos Esportes, na zona Leste, foi aberto nesta quinta-feira, 13. O serviço vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h, para atender moradores de Natal que apresentares sintomas como febre, tosse ou dor de cabeça.

Esse é o terceiro centro instalado na capital. O primeiro funciona no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, e no  Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), zona Oeste. São oferecidos atendimento médico, testagem SWAB e acesso a tratamento medicamentoso, caso seja prescrito pelo médico responsável.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas