terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Sob o olhar do filho Diógenes

- Publicidade -

MEMÓRIA - Na biografia do pai, Diógenes traça um paralelo da vida familiar com o crescimento de Nova Cruz, cidade onde foi criado

O advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima imortaliza hoje “seu Diógenes da Cunha Lima”, patriarca da família, no ano em que completaria 100 anos se estivesse vivo. O lançamento da biografia “Sob um Olhar Azul” ocorre a partir das 18h30  na Estação Ferroviária localizada na praça Augusto Severo, na Ribeira. O evento será marcado ainda pelo lançamento do livro “O trem da minha vida”, onde Diógenes traça uma paralelo sobre a própria existência através de 58 ensaios. Cada livro será vendido por R$ 30 e estará à disposição do público a partir de hoje nas livrarias da capital.

O autor já conta com 16 títulos publicados e sua trajetória literária o coloca como um expert em biografias.  Em sua lista estão grandes nomes da política do Rio Grande do Norte, como Djalma Marinho e Dinarte Mariz, além do imortal Luís da Câmara Cascudo.

Sobre a biografia do pai, Diógenes da Cunha Lima se derrete pelas histórias contadas na obra. E ressalta o lado social desenvolvido por ele em Nova Cruz, onde criou os seis filhos. “Tinha umas coisas interessantes. Quando ele via que um garoto era inteligente, bancava os estudos dele. Era impressionante como ele se preocupava com a cultura embora não tenha nem terminado o segundo grau. Pelo que sei, foi o único pai que fez dois filhos reitores de universidades federais. Não conheço outro”, conta em referência a ele e ao irmão Daladier da Cunha Lima.          

Na biografia do pai, Diógenes traça um paralelo da vida em Nova Cruz, os costumes das famílias e as tradições no início do século passado. “Meu pai era de Serraria, na Paraíba, mas criou a gente em Nova Cruz, onde tinha um pequeno comércio de tecidos. Algumas frases que ele dizia ficaram marcadas e estão no livro. `Conserve seu sorriso porque a dificuldade é passageira` é uma delas. Meu pai foi o precursor da auto-ajuda”, conta. Sobre o “O trem da minha vida”, afirma que conseguiu desvendar a excentricidade a partir do movimento do trem que seguia de Natal para a Nova Cruz de antigamente. “São ensaios em que eu conto minha vida. Sou um escritor compulsivo e essa obra fala da minha visão usando a figura do trem, que é o símbolo do transporte, o instrumento. É a nossa viagem”, reflete.

Serviço:
Lançamento de “Sob um olhar Azul” e “O trem da minha vida”. Quando: hoje, sexta-feira. Horário: 18h. Onde: Estação Ferroviária Poeta Diógenes da Cunha Lima. Preço: R$ 30.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas