quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sob protestos, área gigante de petróleo vai a leilão amanhã

- Publicidade -

Rio (AE) – A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza amanhã o leilão da área de Libra, a primeira área do pré-sal a ser licitada sob o novo regime de partilha. O leilão vem provocando uma série de protestos e levou uma avalanche de ações contrárias à justiça, na tentativa de suspender o certame. As correntes contrárias alegam que a operação “contraria o interesse nacional” e  que o modelo de partilha pode levar o governo a deixar de ganhar bilhões de reais.
A área de Libra está na Bacia de Santos e detém a maior reserva de petróleo descoberta no país
Um forte esquema de segurança foi montado, no entanto, para garantir a realização do leilão. Na sexta-feira, o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, afirmou que, “de maneira alguma”, as manifestações de rua irão comprometer o leilão do Campo – o maior da história do Brasil.

O Exército poderá barrar o acesso de banhistas à praia da Barra da Tijuca para garantir a segurança no hotel onde será realizado o leilão de Libra. Diante do temor de grandes protestos contra o certame, a coordenação da operação alertou para a possibilidade de restringir o acesso ao bairro a moradores e profissionais credenciados. Também está prevista a presença do Batalhão de Choque da Polícia Militar e a instalação de postos de controle em ao menos 15 pontos estratégicos no entorno do hotel.

Cerca de 700 militares vão participar da operação, executada pelo Comando Militar do Leste (CML). Ainda está em análise o uso de integrantes e equipamentos da Marinha para reforçar a área litorânea. O CML informou que haverá um “patrulhamento ostensivo na faixa do litoral e nas vias do entorno” e que o Exército empregará os “recursos operacionais necessários” para garantir o leilão.

#SAIBAMAIS# O Batalhão de Choque da Polícia Militar estará de prontidão em pelo menos 13 pontos “sensíveis” e de “aglomeração”, segundo a Secretaria de Segurança do Rio. Dos locais com reforço no policiamento, estão os prédios da ANP e da Petrobras, ambos no Centro do Rio.

A operação será iniciada à zero hora de domingo, 20, e terá a duração de 24 horas. Em nota, o CML avisou os moradores para que evitem a região no período, em função de retenções no tráfego. Nesta sexta-feira, 18, o ministro da Defesa, Celso Amorim, classificou a situação como “excepcional” e disse que a operação visa garantir a Lei para a realização do leilão.

Segundo o ministro, o governo do Rio solicitou o reforço por considerar que as forças estaduais seriam insuficientes para garantir a segurança do evento.

Os petroleiros, que decretaram greve nacional na última quinta-feira, cobrando melhorias salariais e a suspensão do leilão, também planejam realizar atos na segunda.

o que
A reserva de Libra é a maior descoberta de petróleo do país, estimada entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris. A área será leiloada amanhã, no Rio de Janeiro.

quem
Petroleiros e outros agentes do setor são contra o leilão, apontando, entre outros argumentos, que – dividindo a exploração com empresas privadas – o Brasil deixará de arrecadar bilhões de reais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas