Sobe para seis os casos confirmados no Estado

Publicação: 2020-03-21 00:00:00
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou na noite desta sexta-feira (20) cinco novos casos do coronavírus no Rio Grande do Norte. Segundo a nota conjunta com as secretarias municipais de saúde de Natal e Parnamirim, o Estado passa a ter seis casos confirmados. Cinco em Natal e um em Parnamirim. 

Créditos: Arquivo/TNNota divulgada ontem também afirma que exames só serão feitos nos casos de internaçãoNota divulgada ontem também afirma que exames só serão feitos nos casos de internação


saiba mais

O primeiro desses cinco novos casos confirmados é de Parnamirim, e trata-se de um paciente com 31 anos, com histórico de viagem a Fortaleza e que teve contato com estrangeiros. Três confirmações do município de Natal são de um paciente de 30 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito por Covid-19; paciente de 49 anos,sexo feminino, com histórico de contato com caso suspeito; paciente com histórico de viagem ao Rio de Janeiro e Santa Catarina, de 37 anos do sexo feminino. Segundo a Sesap, os pacientes passam bem e seguem as recomendações de isolamento onde residem.

O quinto caso é de um paciente do sexo masculino, de 70 anos, com histórico de contato com caso suspeito. O paciente realizou exame em laboratório privado e o resultado foi notificado nesta sexta-feira (20) à equipe de epidemiologia do município de Natal. Ele vem cumprindo as recomendações de isolamento desde que passou a sentir os sintomas.

A nota também destaca que com as confirmações de dois desses casos relatados, evidencia-se a transmissão local também no Rio Grande do Norte – quando ocorre de pessoa a pessoa. “Contudo, no dia de hoje, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454/GM-MS, declarou em todo o território nacional o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19)”, cita a nota. Dessa forma, seguindo orientação do Ministério da Saúde, segundo os secretários, a partir deste momento só serão realizados os exames (coleta de amostras) em pacientes graves hospitalizados, adotando-se estratégias de mitigação da propagação do vírus. Os Secretários Cipriano Maia, do Estado, George Antunes, de Natal e Terezinha Rêgo, de Parnamirim, reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para a Covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam no estado. “Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news, e principalmente seguindo as recomendações de medidas preventivas decretadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Governo Federal”, complementa.

Os secretários também afirmam no documento que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal e Parnamirim.