sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sobrevivente de chacina é assassinado em S. Gonçalo

- Publicidade -

Ciro Marques – repórter

Um dos sobreviventes da chacina ocorrida no distrito de Novo Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, Mailton Viana de Araújo, 17 anos, foi executado na noite de domingo, ao lado do primo dele, Elessandro Sousa do Nascimento, 20, por um homem ainda não identificado. O duplo-homicídio foi registrado na mesma travessa Boanerges Mendes da Silva, onde ocorreu a chacina, no dia 15 de novembro do ano passado.

Homicídios foram na Travessa Boanerges Mendes da Silva, onde ocorreu a chacina em novembro de 2009Familiares de Mailton Viana, também conhecido na região como “Bar”, contam que o duplo homicídio foi por volta das 21h. Mailton, o primo Elessandro e outros dois jovens ainda não identificados estavam reunidos em um campinho de futebol localizado na esquina da travessa, quando foram surpreendidos por um homem armado, que atirou três vezes contra a cabeça de Mailton, e uma vez, também na cabeça de Elessandro. Eles morreram na hora, mas os outros dois conseguiram fugir, assim como o homicida, que foi embora a pé após os tiros.

A Polícia Militar acredita que os quatro jovens haviam se reunido no local para fumar maconha, após depoimento de moradores da rua que revelaram que essa prática é “comum” nesse campinho. O pai de Mailton Viana, o auxiliar de manutenção Francisco Sebastião Araújo, 50 anos, confirmou em entrevista que o filho era usuário de drogas e não tinha abandonado o vício mesmo depois de ter escapado da chacina ocorrida em novembro. “O irmão dele morreu, ele passou uns 15 dias internado, depois ficou em tratamento, teve sequelas, mas não deixou de usar a droga. A gente já sabia que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer”, afirmou o pai.

A família já previa isso porque, mesmo não sendo ameaçado, Mailton já havia deixado algumas dívidas com os traficantes de drogas da região. “Na semana passada, veio um homem aqui cobrar R$ 50 de uma dívida dele. Pagamos e ficou tudo certo. Mas, ele deve ter feito uma nova dívida agora”, afirmou o pai, que agora só tem um filho vivo “mas esse, graças a Deus, não é usuário. É limpo”, garantiu.

Mailton era irmão de Márcio Nascimento de Araújo, que morreu com um tiro na cabeça na chacina registrada em novembro. Baleado também na cabeça, Mailton conseguiu sobreviver, mas teve sequelas: ficou com um lado do corpo paralisado. “Ele tinha um braço ‘morto’ e andava com dificuldades porque tinha uma perna fraca. Havia até deixado de estudar e de trabalhar. Estava aposentado”, afirmou Francisco Sebastião.

Os dois jovens que estavam juntos a Mailton e Elessandro, assim como o homem responsável pelo duplo-homicídio, não foram identificados. “É tudo usuário de drogas”, comentou Francisco Sebastião que, assim como os outros moradores da rua, preferiu não identificar os demais envolvidos. “Todo mundo sabe, mas a gente não tem nada a declarar. Se falar, morre também”, explicou, baixinho, uma moradora do local quando perguntada sobre a identidade deles.

Semelhanças com a chacina de novembro

Não foi só o fato de ter sido registrado na Travessa Boanerges Mendes da Silva, em um domingo e ter como vítimas usuários de drogas, que o duplo-homicídio e a chacina se assemelham. Até o fechamento desta edição  ninguém foi preso. “É muita dor perder dois filhos do mesmo jeito e ninguém nunca me procurou para dizer quem foram os culpados”, disse Francisco Sebastião.

Na chacina de 15 de novembro, cinco pessoas foram mortas e outras três ficaram feridas dentro de uma casa. Os responsáveis pelas mortes estariam também em quatro. Os bandidos teriam usado um carro para chegar e fugir do local. Anderson Clayton Cunha dos Santos, 21, e os irmãos José Cássio do Nascimento, 20, e Clésio Viana de Araújo, 17, morreram no local do crime. Valtércio B. do Nascimento, 24, faleceu a caminho do hospital. Márcio Viana de Araújo morreu depois de alguns dias internado no Hospital Walfredo Gurgel.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas