quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Soltos na Copa

- Publicidade -

Independente e mundial. É assim que a banda DuSouto passa a ser conhecida a partir de agora na cena rock e eletrônica potiguar. Esta semana, o grupo emplacou uma música no game Copa do Mundo Fifa 2006, da empresa americana especializada em jogos para computadores e videogames, Eletronics Arts.

A música selecionada foi “Iê Mãe Jah”, que está presente no primeiro CD do grupo lançado no festival MADA do ano passado. Ela integra uma lista de 35 canções de vários países. Além do DuSouto, o brasileiro Sérgio Mendes, que toca uma versão de “Mas que Nada” de Jorge Ben Jor também aparece na relação.

O cabeça da banda, Gustavo Lamartine, afirmou que soube da notícia pela imprensa do Sudeste, mas já tinha sido informado da possibilidade pelo presidente da gravadora carioca Nikita records, Felipe Lerena, que cuida hoje dos direitos autorais da obra do grupo. “Há três meses, o Felipe disse que estava negociando a música com o jogo, porque ele enxergou no som da gente um mercado diferente, como esses games e toques de celular. Mas depois desse dia não falou mais nada. A gente até esqueceu. Até que um jornalista do Jornal da Tarde, de São Paulo, me ligou dizendo que estava confirmado. Mas até agora não caiu a ficha”, disse ainda surpreso.

Música pode abrir canal no mercado exterior

Em relação ao retorno financeiro para a banda, ele conta que não tem idéia e passa a bola para o diretor da Nikita, Felipe Lerena. No entanto ele informou através da produtora da banda que só fala através de uma nota oficial que deve ser divulgada esta semana.

Lamartine afirmou que ainda não tem dimensão do que o jogo pode representar para o futuro da banda. Mas prevê uma divulgação maior do grupo no exterior. “Sinceramente não sei o que pode acontecer. Mas é um mercado alternativo. E o que vai ser massa é a divulgação do nome da gente principalmente na Europa e EUA, que vem absorvendo essa coisa de world music. Acho que isso faz parte da evolução da banda. O dinheiro que entrar deve ser revertido para viagens e custos da banda”, revela.

O músico confessa que não gosta de video game, mas admite que conhece o Copa do Mundo Fifa 2006 através do cunhado. Sobre as demais bandas que também foram selecionadas, revela que além do brasileiro Sérgio Mendes, não conhece nenhuma. “Acho que essas bandas são tão alternativas quanto a gente. Na casa do meu cunhado tem uma pá de boy que vive jogando isso. Não vou dizer que gosto, mas está sendo bem legal a oportunidade”, conta.

“Iê Mãe Jah” é assinada por Gustavo Lamartine (voz e guitarra), Paulo Souto (voz e baixo) e Gabriel (DJ), que criou a batida com um sample influenciado do som das rodas de candomblé. A referência da letra, dividida entre Gustavo e Paulo, veio de Iemanjá (rainha do mar no candomblé). A poesia, segundo Lamartine, está no trecho que fala de uma lagoa cheia de espíritos de crianças (Erês). “É uma mistura do católico com o candomblé, fala muito de misticismo. É uma reverência à rainha das águas”, define.

Indagado sobre a relação da música com o game, ele acredita que brasilidade de palavras típicas da cultura tupiniquim se encaixam na proposta do produto. “Acho que o que chama atenção são palavras como Amazonas, Iemanjá. O mundo conhece o Brasil pelo futebol, Pelé, Amazonas… são palavras que representam o país lá fora”, disse.

A banda, que se apresenta novamente este ano, na primeira noite do MADA, prepara o lançamento do segundo CD, que deverá sair nove faixas. A proposta do grupo é unir o rock, a base da música eletrônica com drum´bass, o ragga (vertente do reggae) e muito música brasileira, como o samba, maracatu e o coco. “A gente não segue uma forma certa. Está sempre misturando, colocando elementos orgânicos à bateria. A proposta é sempre descobrir coisas novas. Tanto que experimentamos antes de começar a fazer os shows, até porque a banda é 100% autoral. E o CD está quase pronto, a produção está na reta final. A nossa idéia é lançá-lo no MADA”, conta.

Atualmente, o DuSouto toma forma com Gustavo Lamartine (voz e guitarra), Paulo Souto (voz e baixo), Gabriel Souto (DJ), Júlio (VJ) e Joab (bateria).   

Serviço:
Saiba mais sobre a banda DuSouto www.dusouto.com

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas