sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sonda não encontra água no pólo sul da Lua

- Publicidade -

São Paulo (AE) – Cientistas da Agência Espacial Japonesa (Jaxa) informam, na edição desta semana da revista “Science”, que a sonda Selene-Kaguya, enviada pelo Japão para orbitar a Lua em 2007, não encontrou sinais de água no fundo da Cratera Shackleton, no pólo sul lunar. Nos anos 1990, duas sondas orbitais dos Estados Unidos – Clementine e Lunar Prospector – detectaram sinais que poderiam ser de água congelada na região, onde algumas crateras, como a própria Shackleton, têm áreas em que a luz do Sol nunca chega. A sombra perpétua permitiria a acumulação de gelo e tornaria o local atraente para o estabelecimento de uma base na Lua.

O próprio artigo japonês começa reconhecendo que a questão da presença de gelo nos pólos lunares “é potencialmente importante para a colonização por humanos da Lua e para viagens ao espaço além da Lua”. No entanto, imagens feitas pela Selene-Kaguya do fundo da Shackleton não revelam, ali, o brilho que seria esperado caso houvesse um reservatório de gelo no local. Para fazer a imagem da região da cratera imersa em sombra, a Selene-Kaguya usou a luz refletida pelas encostas do declive.

O pesquisador Junichiri Haruyama, um dos autores do artigo na “Science”, diz que os sinais obtidos pelas sondas norte-americanas na década de 1990 poderiam ser explicados, diante dos resultados da Selene-Kaguya, como “gelo misturado ao solo, gelo coberto pelo solo ou hidrogênio implantado pelo vento solar”. “Minha favorita é a terceira hipótese, mas a primeira ou a segunda podem acabar sendo as verdadeiras”, disse. Esse não é o primeiro resultado negativo para água em Shackleton. Em 2003 e em 2006, o radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, não foi capaz de confirmar a presença de massas de gelo na área. Em fevereiro deste ano, a Nasa apresentou o mais detalhado mapa já feito do pólo sul da Lua, também sem a confirmação de depósitos de gelo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas