quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Sonho de vencer no esporte e na vida

- Publicidade -

ORIENTAÇÃO - Atletas do Veríssimo de Melo não conseguiram lugar na final, mas jogaram muitoVencer as dificuldades impostas pela condição social e se destacar como jogador profissional. Esse é o sonho dos 17 alunos que formam a equipe de futebol mirim da escola municipal Veríssimo de Melo, localizada em Felipe Camarão, um dos bairros mais violentos de Natal. O esporte começou a ser incentivado na escola há pouco mais de um ano e os resultados já apareceram. O time chegou à semifinal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), venceu o Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais do RN (Ceems) e foi vicecampeão dos Jogos das Escolas Municipais de Natal (Jems).

De acordo com o professor de Educação Física da escola Veríssimo de Melo, Neto Xavier, os atletas mirins tiveram a oportunidade de conhecer uma outra perspectiva de vida através do futebol. A violência, comum na comunidade onde vivem, passou a ser evitada pelos estudantes e até a bagunça nas salas de aula reduziram.

“Tudo depende da influência do professor. Eu tento passar a ética do esporte para eles terem o comportamento de um atleta, dentro e fora do campo”, disse.

A maioria dos meninos tem apenas 13 anos de idade e vêem no futebol uma forma de mudar de vida. Mário Márcio de Sousa Rodrigues, 12, mora com os pais e dois irmãos num beco em Felipe Camarão. Antes de se dedicar ao esporte, ele brincava na rua para passar o tempo. Agora, treina para realizar o sonho de ser um atleta profissional. “Quero ser jogador porque é legal e a gente viaja para jogar amistosos”, falou sorridente. Márcio concorda com o professor quando o assunto é comportamento nas salas de aula. “Agora a gente não bagunça, não arenga”, disse.

O time treina uma vez por semana num campo de barro de Felipe Camarão. O único disponibilizado pela escola. Para o professor, treinar os garotos no terreno irregular não é bom porque eles ficam expostos à lesões, mas têm seus benefícios. “Ajuda a melhorar a habilidade dos atletas. Mesmo assim, é importante dar oportunidade para eles praticarem em locais de qualidade”, explicou.

Por isso, Xavier, que também é coordenador da Escolinha do América, leva os meninos que estão com bom comportamento para treinar no campo da Escolinha duas vezes por semana. “Eu faço esse intercâmbio para eles terem outra experiência”, explicou.

Apesar de terem perdido a semifinal dos Jerns, ontem,  por 2×1, para o time da Escola Ferreira Itajubá, Xavier acredita que o mais importante é a possibilidade de ascensão pessoal que o esporte está dando para os meninos.

“A caminhada é longa para saber se eles realmente vão jogar profissionalmente (cerca de 7 anos), mas a cooperação educacional do futebol para eles é visível”, afirmou o professor.

Meninas do CIC segue firme no vôlei

Sob o comando da técnica Pequena, as equipes do feminino do Colégio Imaculada Conceição – CIC estão confirmando o favoritismo e se destacando na reta final da fase de classificação. A expectativa é que as três equipes – mirim, infantil e juvenil – possam chegar entre as quatro melhores. “Há seis anos que contamos sempre com medalhas no vôlei e o basquete feminino dos Jern’s”, destacou Clóvis Gomes, coordenador de Esportes do CIC. O time juvenil feminino de Pequena venceu ontem a Escola Estadual Manoel Correia por 2 set’s a 0.

No mesmo ritmo do vôlei, o basquete, que tem no comando a professora Valéria, tem tudo para trazer o ouro. Hoje, inclusive, um dos destaques dos 36° jogos escolares é a partida entre CIC e Cefet, marcado para às 14h, no CIC, pela categoria juvenil feminino. “É a promessa de um grande jogo amanhã (hoje)”, reforçou Clóvis.

Outro destaque do basquete feminino é o time mirim do Marista de Natal, que é forte candidata ao título e carimbou ontem o passaporte para às semifinais ao derrotar o Contemporâneo – Cidade Verde – por 58 a 4. CIC ou CEI deve ser o adversário do time comandado por Amanda Trindade, uma das destaques do time mirim feminino do Marista. “Estamos torcendo para que isso aconteça”, disse Amanda, falando sobre a possibilidade de título.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas