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Sono causa acidentes de trânsito

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SONO - Noites maldormidas provocam cansaço e sono ao volanteA SAOS (Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono), que compromete a qualidade do repouso noturno, é uma das causas da sonolência que afeta o trabalho de motoristas, principalmente os que se dedicam ao transporte de cargas e de passageiros. A “apnéia obstrutiva do sono” é a parada da respiração de uma pessoa enquanto dorme, o que a impede de se recuperar plenamente de um dia de atividade.

Estudo apresentado no site SOS Estradas indica que motoristas com esse tipo de problema apresentam taxas de acidentes duas a três vezes maiores que outras pessoas. De acordo com o SOS Estradas, em metade dos 17 mil acidentes que ocorrem por ano em rodovias brasileiras, não há marca de freadas no asfalto, o que indica que o motorista tenha dormido ao volante. Por esse motivo, existe um projeto de lei em tramitação nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara Federal, para exigir o exame de polissonografia a motoristas que desejam obter carteira de habilitação para as classes “C” (caminhões com mais de 3,5 toneladas) e “D” (veículos de passageiros com mais de oito lugares).

Na Espanha, a DGT (Divisão Geral de Tráfego) informa que 25% dos acidentes rodoviários ocorridos naquele país são causados pelo “sono” e que esse percentual é semelhante ao provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas. A mesma entidade informa, também, que o “sono” é uma das cinco principais causas de acidentes de trânsito com vítimas e que um entre três motoristas consultados sentiu “sono” durante a condução do veículo.

Nos Estados Unidos, entidades voltadas à segurança veicular informam que 39,4% dos acidentes fatais registrados naquele país têm como causa a mudança não intencional de faixa dos veículos nas ruas e nas estradas por distração ou sonolência.

Sistema de alerta

Com base em informações dessa natureza, os pesquisadores da Valeo desenvolveram, emparceria com a empresa Iteres, dos Estados Unidos, um sistema que alerta o motorista quando ocorre a mudança de faixa de rolamento do veículo. O utilitário-esportivo Infinit FX Crossover, modelo 2005, foi o primeiro automóvel dos Estados Unidos a ser equipado com o sistema.

Especialistas do setor esclarecem que enquanto esses avançados sistemas não forem incorporados aos veículos produzidos no Brasil, há uma série de providências para evitar que a sonolência torne perigosa a condução de um automóvel, principalmente em estradas com longas retas. Uma delas é dormir cedo na véspera da viagem.

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