sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Sonora amplia voz feminina

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Em um cenário de crescente protagonismo feminino, vitrines para expor o trabalho de mulheres talentosas é algo necessário para que cada vez mais pessoas tomem conhecimento do que tem sido produzido por elas em todos os segmentos. Falando especificamente da cena musical, um espaço que ganhou expressiva adesão de artistas é o “Sonora – Festival Internacional de Compositoras”. Surgido em 2016, a partir hashtag #mulherescriando (uma iniciativa da musicista mineira Deh Mussulini para romper a ideia de que existem poucas compositoras), o Sonora rapidamente se alastrou pelo mundo a ponto de em 2018 o festival chegar a 16 países, com eventos em 74 cidades, sendo Natal uma delas.

Gabriela Mendes mostra seu virtuosismo na voz e instrumento


Gabriela Mendes mostra seu virtuosismo na voz e instrumento
Na capital potiguar o Sonora acontece no Sua Casa Bar e Petiscaria (Capim Macio) em três dias, começando nesta sexta-feira (21), às 19h, e seguindo com programação no sábado (22) e no domingo (23). Serão 15 shows no total, mais discotecagens e apresentações de teatro, dança e poesia, além de feirinha criativa. O evento é feito de forma independente e de modo colaborativo.

De acordo com a cantora e compositora Simona Talma, uma das produtoras e curadoras locais do festival, o evento se propõe a dar visibilidade as composições, por isso o foco em apresentações acústicas e intimistas. “É um formato melhor para se perceber as composições”, explica Simona. “Mas a gente não faz restrições. A ideia é ser um festival bem dinâmico e atrativo, que mostre o trabalho autoral das várias artistas que estão produzindo coisas legais no Estado”.

Joana D’Arc Cintra é a voz daTrinca, de Pernambuco. A banda estará no Bar Sua Casa


Joana D’Arc Cintra é a voz daTrinca, de Pernambuco. A banda estará no Bar Sua Casa
Das atrações, quatro vêm de fora do Rio Grande do Norte: as cantoras cearenses Gabriela Mendes e Bárbara Xavier, a banda pernambucana Trinca (da vocalista Joanna D’arc Cintra), e a cantora argentina Laura Gallo. Laura está em turnê pelo Nordeste e desembarca com seu show solo em Natal no domingo (23). No dia 25 ela ministra a oficina “Tierracantando: voz, corpo e expressão”, na Câmara Clara (Pium).

“A Laura tem um show incrível. Se apresenta sozinha no palco, intercalando momentos com o violão e o tambor. Tem uma voz bonita. Seu som remete ao folclore argentino”, conta Simona Talma. Ela diz que a sonoridade da cantora hermana dialoga com o trabalho das outras artistas que se apresentam no domingo. “Será um dia regional e folk”, afirma. No caso, Simona se refere aos shows de Tiquinha Rodrigues (Rosa de Pedra), o forró da pianista Priscila Matos e a discotecagem forró raiz da Jú Ataíde. O domingo será completo com a rapper Pretta e a cantora Luana Simplício (Uma Senhora Limonada).

Cantora e compositora potiguar Luaz faz show intimista e acústico no Festival Sonora


Cantora e compositora potiguar Luaz faz show intimista e acústico no Festival Sonora
Da participação potiguar, grande parte são artistas que estão começando a se destacar. É o caso de Luana Alves, ex-vocalista da banda Seu Ninguém, que após o término do grupo aparece com o novo projeto Luaz. Ela está prestes a lançar o disco de estreia pelo projeto Incubadora Dosol. No seu show, na sexta (21), ela apresentará em primeira mão o repertório do álbum.

Mas o evento também oferece a possibilidade de conhecer (ou rever) o trabalho veteranas, como Anna Fernandêz. “A Anna tem um história bonita na música potiguar. É a primeira vez que trazemos uma compositora tão experiente. É legal ter a presença dela junto com a de compositoras novas”, comenta Simona.

Anna se apresenta com Nubilene Fernandes na sexta-feira. A noite de abertura do Sonora ainda conta com Gabriela Mendes (CE), Lus e um duo com Joana Knobbe e Maíra Soares. Na discotecagem, Natália Noronha (Plutão Já Foi Planeta). No sábado (22), sobem ao palco Bárbara Xavier (CE), Árie, BEX Triinca (PE)  e Simona Talma. A discotecagem é de Quel Soares (Demonia e JxLxD).

Mulheres à frente

O Sonora Festival Internacional de Compositoras busca impulsionar o protagonismo feminino em toda a cadeia produtiva da música. Em Natal, a produção é composta quase que integralmente por mulheres. Elas se dividem na produção de palco, assessoria de imprensa, mídias digitais, cobertura fotográfica, dentre outras funções. “Nossa equipe é quase que 90% formada por mulheres. É um estímulo não só para as compositoras, mas para quem quer atuar em todas as áreas artísticas”, diz Simona. Para ela, o festival acaba sendo um lugar de segurança, onde as meninas, muitas delas pela primeira vez, podem mostrar seus talentos de modo a se sentirem acolhidas e confiantes.

Cantora argentina Laura Gallo tem trabalho voltado para música folclórica portenha


Cantora argentina Laura Gallo tem trabalho voltado para música folclórica portenha
“Nós mulheres ainda precisamos estar nos autoafirmando. Por isso o Sonora é um espaço necessário. É um movimento incrível. Surgiu como hashtag e cresceu muito rápido”, comenta a cantora potiguar. “O festival está muito bacana. Esperamos que todo mundo chegue junto. Mulheres e homens”.
Festival Sonora
Dias 21, 22 e 23 de setembro

Sua Casa Bar e Petiscaria (R. Abraham Tahim, 1902, Capim Macio)

Ingressos: R$ 15 (por dia).

Sexta (21), às 19h

Dj Natália Noronha (Plutão já foi planeta)

Espetáculo “Maré” (CIDA: Coletivo Independente Dependente de Artistas)

Shows:

Gabriela Mendes (CE)

Anna Fernandêz & Nubilene Fernandes

Lus

Joana Knobbe & Maíra Soares

Luaz

Sábado (22), às 17h

Dj Quel Soares (Demonia / JxLxDx)

Sarau Insurgências Poéticas

Shows:

Bárbara Xavier (CE)

Árie

BEX

Triinca (PE)

Simona Talma

Domingo (23), 16h

Dj Ju Ataide

Espetáculo “Manifesto Femina” (Comboio de Teatro)

Shows:

Priscila Matos

Pretta

Uma Sra. Limonada

Laura Gallo – cantautora (ARG)

Tiquinha Rodrigues

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas