quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

STJ autoriza novas buscas e apreensões no Distrito Federal

- Publicidade -

Brasília(AE) – O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acolheu parcialmente as solicitações do Ministério Público e determinou que a Polícia Federal realize novas buscas e apreensões nos endereços de acusados de envolvimento no esquema de distribuição de propina em Brasília, conhecido como mensalão do DEM. Gonçalves, porém, não deu os nomes desses envolvidos para não alertá-los. O ministro determinou também que os principais envolvidos no escândalo sejam interrogados.

Gonçalves, todavia, não analisou ainda o pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal do governador José Roberto Arruda e demais envolvidos no esquema. O pedido de quebra de sigilo foi feito pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Arruda é suspeito de ser o cabeça da investigação.

Para não prejudicar as investigações, o ministro determinou o sigilo temporário das investigações nessa fase do inquérito.

Manifestantes

Em amis um protesto contra os recentes escândalos no Distrito Federal, sobre o esquema de distribuição de propinas entre políticos e autoridades, o Movimento Brasília Limpa realizará na próxima terça-feira (22) mais uma manifestação. O Movimento vai distribuir adesivos e fitas brancas em 10 cruzamentos da cidade e pede que nesse dia os veículos trafeguem com faróis acesos e buzinas acionadas. “Nossa luta só termina quando Brasília estiver limpa da corrupção.”, afirma nota divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil-DF (OAB-DF), que integra o Movimento.

Na quinta-feira (17), a OAB-DF protocolou na Câmara Legislativa, representações individuais por quebra de decoro parlamentar contra o deputado distrital Roney Nemer (PMDB) e contra o suplente Berinaldo Pontes (PP). Com mais esses dois pedidos, a OAB-DF pediu a cassação de todos os parlamentares denunciados pela Operação Caixa de Pandora. Durante a semana, a Seccional já havia solicitado o afastamento de oito distritais.

A Ordem pede a cassação dos deputados e, caso isso não ocorra antes da análise do pedido de afastamento do governador José Roberto Arruda, que eles sejam declarados impedidos de votar no processo de impeachment.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas