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STTU amplia pistas de avenidas

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PROJETO - As obras na Bernardo Vieira devem ser concluídas num prazo máximo de 180 dias

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) está diminuindo os canteiros para ampliar as pistas da avenida Hermes da Fonseca. O monitoramento feito pela secretaria, mostrou que o trânsito na avenida estava tumultuado nos horários de pico e os técnicos optaram por aumentar uma faixa na avenida. As obras devem ser concluídas dentro de 60 dias e a expectativa é que o trânsito melhore ao longo da via.

O engenheiro da STTU, Walter Pedro, esclareceu que a secretaria optou por ampliar a avenida para garantir o melhor fluxo de veículos. “Na Hermes da Fonseca, quando os ônibus param, fica praticamente só uma faixa”, disse. De acordo com ele, a diminuição de 80 centímetros do canteiro central, garante que a avenida passe a ter três faixas e nove metros de largura. A obra está custando à Prefeitura de Natal, R$650 mil.

Walter Pedro explicou que além da ampliação da via, alguns retornos foram fechados e outros abertos. De acordo com ele, o fechamento de nove retornos ocorreu para que no lugar pudessem ser plantadas novas árvores, mantendo a arborização da avenida. “Avaliamos que a área da avenida tinha 21 retornos e alguns poderiam ser retirados”, afirmou. O engenheiro esclareceu que a secretaria só fechou os retornos que não iriam causar prejuízos ao trânsito. “O excesso de retornos compensou a obra”. A STTU abriu dois novos retornos ao longo da avenida.

Para Walter Pedro, a obra será um benefício para a cidade. “A via vai ficar menos congestionada, será um benefício total”, afirmou. Por isso, segundo ele, a ampliação da avenida veio no momento certo. “Desde 2001 a STTU vem monitorando o aumento de fluxo e os pontos de congestionamento”. De acordo com o engenheiro, a obra precisou de uma licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), porque algumas árvores teriam que ser removidas.

O engenheiro agrônomo da Semurb, Hélio Pignataro explicou que a secretaria precisou licenciar a obra, porque oito árvores de médio porte teriam que ser removidas, ao longo da avenida Hermes da Fonseca. “A idéia inicial era transplantar essas árvores, mas apenas uma delas resistiu à mudança”, contou. Foram removidas duas árvores em frente à Escola Doméstica, três nas proximidades da AABB e outras três próximas ao Aero Clube. Em compensação, de acordo com o engenheiro, devem ser plantadas cerca de 30 novas árvores ao longo da via. “A STTU apresentou um projeto de arborização”.

Hélio Pignataro disse que as árvores removidas tinham mais de 30 anos. Mas segundo ele, isso não significa uma grande perda para a cidade porque as árvores serão repostas e já estavam “velhas”. “Essas árvores estavam dentro do cronograma dos vegetais que seriam repostos”, afirmou. Para ele, o desenvolvimento da cidade não pode parar em função de uma árvore. “Foi considerada a importância da obra para o trânsito da cidade”.

O engenheiro agrônomo explicou que os vegetais plantados agora, devem demorar em média cinco anos para alcançar o tamanho dos que foram retirados para a obra. A Semurb não vai se responsabilizar pela fiscalização da reposição das árvores retiradas. “Se algo não sair como o projetado, a responsabilidade será da STTU”, afirmou.

Obras na Bernardo Vieira já começaram

As obras da avenida Bernardo Vieira também estão encaminhadas. A STTU já iniciou a redução dos canteiros para a ampliação da via e criação do corredor de ônibus. Ao término da obra, previsto para os próximos 180 dias, o trânsito ao longo da avenida deve melhorar. Com o corredor de ônibus, as paradas passam a ser no canteiro central. A obra vai custar à Prefeitura de Natal, R$ 4 milhões e 200 mil.

De acordo com o engenheiro da STTU, Walter Pedro, cerca de 10 mil veículos a mais passam pela avenida Bernardo Vieira, em relação à avenida Hermes da Fonseca. “Apesar disso, na Bernardo Vieira o problema é menor porque já existem três faixas”, disse. 

A população parece aprovar as mudanças feitas pela STTU. Rubens Greiffo trabalha com alternativos e acredita que as obras vão trazer melhorias para o trânsito da cidade.
“Enquanto está em obras atrapalha, mas quando terminar deve ficar bom”, afirmou. O taxista César Bezerra também acredita que as obras são necessárias. Para ele, com o aumento no número de carros que circulam pela cidade, as ruas se tornam pequenas.

Especialista concorda com ampliação

O engenheiro civil, especializado em trânsito, Moacir Guilhermino da Silva, acredita que a ampliação das faixas das avenidas Hermes da Fonseca e Bernardo Vieira, vão ajudar a melhorar o tráfego em Natal. Para ele, que é também professor do departamento de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a redução do canteiro é a maneira mais prática para amenizar o problema do trânsito. “A frota cresce e o espaço não acomoda mais”, disse.

De acordo com o engenheiro, a redução do canteiro é uma forma de proporcionar uma sobrevida para as vias da cidade. Para ele a liberação de uma faixa para ônibus também pode ajudar a melhorar o trânsito. “Ocorre um estreitamento na via em função da parada de ônibus, com a redução do canteiro, a faixa vai aumentar”. Mas ele alerta que a cidade está crescendo e essas medidas são apenas uma forma de melhorar a situação, apesar de não resolver o problema. O ideal, segundo Moacir Guilhermino, seria a criação de novas vias. 
Moacir Guilhermino lembra que Natal tem um problema sério com relação ao planejamento das ruas. De acordo com ele, a cidade é cheia de pontos de estreitamento de vias, conhecidos como gargalos. “A deficiência existe desde a formação das quadras, na época a prefeitura não se preocupou com isso”.

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