Natal
STTU descarta aumento após criação de nova rede
Publicado: 00:00:00 - 01/10/2021 Atualizado: 22:57:50 - 30/09/2021
A implantação da nova rede de transporte público de Natal, proposta pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), não deve acarretar em reajuste de tarifas para o população natalense. Segundo o secretário Paulo César Medeiros, titular da pasta, essa possibilidade é remota já que o aumento de tarifa, historicamente, não tem resolvido o problema do transporte público.

Alex Régis
Custo da passagem de ônibus não deve ser alterado, pois, segundo a STTU, o aumento do preço afasta os usuários e causa prejuízo

Custo da passagem de ônibus não deve ser alterado, pois, segundo a STTU, o aumento do preço afasta os usuários e causa prejuízo


“Temos uma limitação de pessoas que utilizam o sistema. No período de 2013 a 2019, percebemos que quando a passagem era reajustada, a quantidade de usuários do sistema caía. Ao todo, calculamos uma perda de 30% de usuários desde então. Isso não resolveria o problema, sabemos que o aumento de tarifa acarreta em perda de receita total para as empresas”, explicou, em entrevista, nesta quinta, à Jovem Pan News. 

Paulo César Medeiros acredita que a Rede Integrada de Transporte, como a nova rede tem sido chamada, pode resolver problemas que vêm se acumulando por muitos anos no transporte público de Natal. Através da reformulação, evitando sobreposições de linhas e trajetos alongados, o novo desenho deve resultar em melhoras no serviço prestado para a população da capital. “Costumamos brincar que muitas linhas foram 'puxadas', o que as deixaram cada vez mais longas. Buscamos entender de onde as pessoas estão saindo e pra onde estão indo, redesenhando as linhas conforme os achados”, esclarece o secretário.

As mudanças propostas pela STTU buscam repensar as linhas de uma forma estruturada, seguindo o exemplo de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Entre elas, o fortalecimento do processo de integração é um aspecto chave da proposta. “Em nossos estudos, constatamos que normalmente em viagens longas, os ônibus estão muito subocupados, o que implica em maiores custos para o sistema. Sabemos que há resistência à integração, mas todos os sistemas modernos de mobilidade funcionam dessa forma. Existem críticas sobre o tempo insuficiente, para isso estamos fazendo algumas aferições no intuito de resolver essa questão”, finaliza.

De acordo com a Secretaria, a consulta e a opinião do usuário é importante para todo o planejamento das novas linhas e a avaliação de como será o atendimento. Para isso, os detalhes sobre a Nova Rede de Transporte Público foram disponibilizados no portal da Prefeitura do Natal. O intuito é oferecer mais uma ferramenta, além do telefone 156, para quem não está participando das reuniões que vêm sido realizadas nas comunidades para apresentação do novo formato.

Na ferramenta, o usuário tem acesso às informações sobre o mapa completo da nova rede, dias úteis, sábados, domingos e feriados, além de cada linha em arquivo individualizado. Para o diretor de Estudos e Projetos da STTU, Alan Victor, com o recebimento das sugestões vindas da população, tanto de forma presencial, assim como virtual, será possível construir o planejamento de transição. “Essas contribuições dos usuários serão de grande importância para o fechamento deste planejamento. Pois, de fato, com essas informações faremos a calibragem das alterações para apresentar os dados finais". 

Reuniões
A partir da próxima segunda-feira (04), a STTU inicia as reuniões com a região Leste da cidade, passando pelos bairros de Santos Reis, Praia do Meio, Areia Preta, Mãe Luiza, Rocas, Ribeira, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho, Lagoa Seca, Alecrim, Bairro Nordeste e Quintas. A Secretaria reforça a importância da população participar deste momento importante de contribuição para a nova rede do transporte público. 

Nesta quinta-feira (30),foi continuado o ciclo de apresentação do novo desenho do transporte público que irá nortear o processo de licitação. A equipe da STTU esteve reunida com a população do bairro Nossa Senhora da Apresentação às 18h30, na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. Na sexta-feira (01), é a vez dos bairros Potengi, Salinas e Redinha serem ouvidos. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte