quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

STTU desmente boatos sobre aumento da tarifa

- Publicidade -

PARADAS - Usuários reclamam da demora dos coletivos e pedem providênciasEmbora aqui e acolá apareçam boatos sobre aumento de tarifa de ônibus, a Secretaria de Transportes e Trânsito Urbano (STTU), por meio de sua assessoria, assegura que, a curto prazo, essa possibilidade está descartada, até porque o órgão sequer tem discutido o assunto. 

Por enquanto, as reclamações dos usuários vão continuar se restringindo às longas esperas nas paradas — muitas delas sem cobertura e banco para sentar. Na Zona Norte, um grande número de queixas parte dos moradores do bairro Gramoré.

A artesã Rosa Maria Tavares disse que todos os dias, de manhã, espera cerca de 30 minutos pelo ônibus da linha 11/17 (Centro/Petrópolis). Segundo ela, as linhas operavam separadamente, mas de um tempo para cá a empresa Guanabara resolveu unificá-las.

A mudança, na avaliação de Rosa, não trouxe qualquer melhoria. A também artesã Elza Andrade de Alcântara reclama da demora. Ontem de manhã, ela aguardou pelo transporte 25 minutos. Elza reclama ainda da falta de itinerários, como Ponta Negra. “Se a pessoa quiser ir para lá, tem que pegar dois ônibus”.

De acordo com Elza, o problema é maior aos domingos. “Nesses dias não tem ônibus, só passam ligeirinhos. A gente espera mais de uma hora”, disse. O aposentado José Martins reforça a queixa. Ele diz que, no domingo, sua mulher precisa levantar às 5 h da manhã para estar no trabalho às 8h, no Tirol. “O ônibus demora muito”, diz o aposentado.

No terminal de Gramoré, o funcionário responsável pelo controle de chegada e saída dos ônibus, disse que o número de veículos é suficiente e que, se há atraso, é devido a engarrafamentos no trajeto. Eles ocorrem principalmente nos horários de pico.

Segundo o funcionário, o intervalo entre um ônibus e outro da linha 11/17 é de 8 a 10 minutos. Entre 15 e 20 minutos é o intervalo de saída na linha 02 (Campus). O mesmo se repete na linha 81 (Vila Verde – Petrópolis).

A equipe da TN ficou na parada por alguns minutos e pôde constatar o que o funcionário falou. No intervalo de 20 minutos, passaram três transportes da linha 11/17, sendo dois ônibus e um ligeirinho.

No bairro Nordeste, as reclamações são principalmente com relação à diminuição da quantidade de ônibus que fazem a linha 18 (Campus). A empresa Guanabara manteve somente duas viagens pela manhã e uma à noite, mas em compensação tem distribuído “passes de integração” com os quais os usuários podem pegar outro transporte na Bernardo Vieira sem pagar outra passagem. Descendo na Bernardo Vieira, o passageiro pode pegar qualquer outro ônibus da empresa, via Campus (07, 77, 02, 60, 04, 72, 79). 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas