sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

STTU fará mudanças no trânsito

- Publicidade -

LAGOA SECA -  Na rua São José serão implantados semáforos com câmeras.Em apenas quatro anos, de 2001 para 2005, a frota de veículos que circulam em Natal, segundo dados do Detran, aumentou de 147 mil veículos para 210 mil e a estrutura viária não acompanhou esse crescimento. O resultado é a saturação de algumas vias que já não comportam mais o grande fluxo que têm hoje.

Diante do quadro crítico e com bastante atraso em relação ao crescimento da frota, a Secretaria de Transportes e Trânsito Urbano (STTU), anunciou mudanças que começam a ser implantadas em algumas ruas e avenidas da cidade com a missão de desafogar e evitar congestionamentos.

As ações começaram pela avenida Romualdo Galvão onde estão sendo implantados semáforos com câmeras de monitoramento a partir do cruzamento com avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol, até o cruzamento com a avenida Lima e Silva, em Lagoa Nova. Outra avenida que está recebendo câmeras de monitoramento é a Prudente de Morais, no trecho entre a Alexandrino de Alencar e a Capitão Mor Gouveia. A obra está prevista para ser concluída e entrar em operação a partir da segunda quinzena de março. O sistema de monitoramento, que será controlado direto de uma central na STTU, tem por finalidade executar a “onda verde” – controle do fluxo de veículos através do sincronismo dos semáforos – e acionar os fiscais para desobstruir as vias em caso de colisões e passagem de veículos de emergência como bombeiros, ambulâncias e polícia.

Até junho, para agilizar o fluxo na avenida Hermes da Fonseca, será criada uma terceira faixa de veículos no sentido Centro-zona Sul. Atualmente, nos horários de “pico”, o trânsito fica lento, pois sobra apenas a faixa da esquerda para os carros, já que a outra é utilizada pelos ônibus por causa das paradas. Para execução da obra, será providenciado o estreitamento do canteiro central e o fechamento de alguns retornos localizados ao logo da avenida.

Uma mudança maior e de necessidade imediata, para desafogar o trânsito nas avenidas Prudente de Morais e a Jaguarari, está sendo feita na rua São José. O fluxo, que é interrompido no sentido Lagoa Nova-Centro, na altura do cruzamento com a Bernardo Vieira, em Lagoa Seca, terá mão dupla em toda a sua extensão. A obra está prevista para ser concluída em até 60 dias.

Segundo o motorista, Adailton Ferreira de Souza, a implantação da mão dupla, na avenida São José, vai melhorar e agilizar o trânsito na região, tanto para quem deseja ir para o Centro, como para quem precisa entrar na avenida Bernardo Vieira.

O secretário adjunto de trânsito da STTU, Reginaldo de Oliveira, explicou que as obras, previstas para o início de fevereiro,  não estão atrasadas porque estão obedecendo o cronograma planejado pela Secretaria que prevê a conclusão de todas as obras para junho. Ele lembrou que além das obras anunciadas, a partir do segundo semestre, a STTU irá implantar um corredor central de ônibus por toda a avenida Bernardo Vieira até a Felizardo Moura e na zona Norte, fará o alargamento da avenida das Fronteiras para melhorar o fluxo proveniente da ponte Forte-Redinha. “As obras fazem parte do Plano para Estruturação do Trânsito e Transporte na Cidade que obedece ao Planejamento Plurianual da Prefeitura. Serão investidos cerca de R$ 87 milhões em vários projetos. Os recursos são provenientes do Ministério das Cidades e do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas