quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

STTU reduz tarifa de ônibus e vans durante os feriados

- Publicidade -

BENEFÍCIO - A tarifa social valerá para feriados e vale para ônibus e vans

Depois de Fortaleza, Recife e Porto Alegre, Natal será a quarta capital do país a adotar a tarifa social, com redução de 50% no preço da passagem de ônibus e opcionais nos feriados nacionais. A decisão foi aprovada ontem durante reunião do Conselho Municipal dos Usuários de Transportes Coletivos e entra em vigor no feriado de amanhã – 7 de Setembro. O passageiro pagará R$ 0,80 pela viagem, mesmo valor da meia-passagem. 

Em entrevista coletiva, ontem à tarde, a secretária municipal de Transporte e Trânsito Urbano, Elequicina dos Santos, disse que a iniciativa partiu do prefeito Carlos Eduardo que já vinha sendo estudada há cerca de dois meses.

“É uma medida que não tem nada a ver com a eleição e faz parte da política de inclusão social, estimulando mais visitas familiares e mais lazer”, justificou a secretária.

A medida foi discutida pela primeira vez pelos conselheiros e aprovada na reunião de ontem. Nove membros participaram da votação. Apenas o representante do Seturn se absteve de votar e a tarifa social foi aprovada.

A tarifa social será adotada em cinco feriados até o final do ano: o de amanhã – 7 de Setembro -, 1º de Outubro (Dia da Eleição), 12 de Outubro (Padroeira do Brasil), 15 de Novembro (Proclamação da República) e 25 de Dezembro(Dia de Natal).  

O vale-transporte não será aceito como tarifa social. O passageiro pagará em dinheiro o valor de oitenta centavos. “Além de pagar menos, o passageiro ainda economizará o vale para utilizar nos dias úteis, sábados e domingos”, explicou Elequicina.

Segundo a secretária, o valor da tarifa nos feriados nacionais não será subsidiado. “A gente espera aumentar em até 50% a demanda registrada aos domingos”, explicou. Em dias úteis, segundo cálculos da equipe técnica da STTU, cerca de 450 mil pessoas usam a frota de ônibus e opcionais. 

Dependendo do desempenho depois da adoção da tarifa social é possível que em breve o benefício seja ampliado também para os domingos.

A notícia da redução da passagem nos feriados nacionais pegou de surpresa os passageiros que esperavam ônibus ou opcionais no antigo terminal rodoviário do bairro da Ribeira. Na fila para comprar vale-transporte, o funcionário público Gildásio Silva de Souza, de 40 anos, gostou da decisão. Mas esperava mais. “Seria legal em todos os feriados”. Para a auxiliar de serviços gerais Maria Selma Luzia, de 38 anos, a decisão foi boa. “Pena que depois da política tudo acaba”, observou. A garçonete Auxiliadora dos Santos, de 27 anos, também gostou da notícia da redução da tarifa. “Excelente para quem gosta de passear”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas