"Suícidio"

Publicação: 2019-09-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
RITA DE C. MEDEIROS HOMET MIR

"  Tem dias que a gente  se sente / como quem partiu ou morreu / a gente estancou de repente .../tempo  rodou num instante / Nas voltas do meu coração ..."

" Roda Viva " ( Chico Buarque de Holanda )

Sempre que abordo o tema do SUICÍDIO,  vem à mente os versos do meu amado, inteligente,sensível e belíssimo  Chico Buarque de Holanda. Por que será que num dado momento da nossa vida, "o tempo roda num instante nas voltas dos corações e a gente estanca de repente"?

A maioria dos estudiosos do tema afirma que no quadro Clínico do Paciente Depressivo há uma INCAPACIDADE DE SENTIR PRAZER.

Notamos em nossa clínica que, realmente, a existência deste sentimento, ou melhor, a falta dele, é uma das constantes no quadro  depressivo. A tristeza também pode estar presente e há desinteresse por atividades que, antes, eram deleitosas,satisfatórias.  Pode haver anorexia, culpa excessiva também aumento do apetite , insonia ou sonolência excessiva, ansiedade e, por incrível que pareça, uma IRRITABILIDADE DESMESURADA .                    

Como o suicídio é um quadro de saúde pública, foi implantado um programa pela Secretaria da Saúde do MS. O símbolo é um girassol que busca a luz do sol para se desenvolver. É o Setembro Amarelo e a data, 10 desse mês. Tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de suicídios no mundo e como preveni-los. É importante falar , quebrar tabus, estigmas, é falar, falar, falar das EMOÇÕES, principalmente as emoções caladas, os choros não chorados.!!!

Um dos piores sentimentos que alguns PSICOPATAS utilizam com suas vítimas é o da CULPA. A CULPA, meus leitores queridos, é o pior punhal que dirigimos contra nos mesmos. Se alguém tentar nos colocar este sentimento, devemos devolvê-lo como se devolve um pacote que não aceitamos . Deixe-o nas mãos maldosas de quem quer destruí-lo .Lembre-se sempre : você apenas não aceitou ser apunhalado novamente !!! A ajuda de um profissional faz-se necessária. Quando falo em profissional tem que ser um profissional de verdade : que escuta, sente empatia, enfim, um profissional humano. Converse com pessoas nas quais você confia e que creem verdadeiramente em você .Não fuja do seu tratamento por mais doloroso que seja.

É fácil falar, não é ? Pois não, meus amigos. Aquele ditado, pimenta nos olhos dos outros é refresco , bem que é refresco MESMO ! "Porém, ai porém/ há um caso diferente  ". Não me envergonho, meus amados, em contar-lhes que esta que vos escreve, quarenta anos atrás, tentou se suicidar duas vezes. A primeira, já lhes falei, havia chegado de São Paulo,separada e com um filho nos braços, e ouvindo de tudo : " Eis o diploma dela, não tem nem um copo de leite para dar ao filho, etc,etc. Num dos dias de extremo desespero, pois não via saída, tomei 60 ou 80 comprimidos  de uma substância que , provavelmente, provocaria minha morte, dormindo. Não aconteceu isto. Devo a Deus e à chegada desesperada do meu tio-primo e irmão Ítalo  e aos Drs. Medeiros e Carlos Faria, na UTI.

Antes, porém, de obter meu emprego no Super Mercado Mini Preço, tentei uma segunda vez. Iria fazer uma cirurgia e  antes de entrar na sala tomei uma quantidade enorme de remédios. Este ato insano é o meu Espinho na Alma, pois iria complicar a vida de dois amadíssimos e competentes  Professores: Dr. Airton Wanderley e Dagmar Maia. Fiquei 3 meses fora do ar. Portanto, meus queridos, a luta é diária e o esforço é sobre - humano.  Deixem,todavia, suas mentes costurarem os retalhos da alma, às vezes elas suam e seus travesseiros amanhecem molhados (É o título de um dos meus poemas-Travesseiro Molhado).  Outra coisa: sejam teimosos, teimosos de verdade. Fiz um pacto com Deus, semelhante ao de Dorian Gray, que o fez com o Diabo. Viverei como mínimo até os 107 anos, talvez até os 117, tal como Úrsula, a protagonista de 100 Anos de Solidão do grande Garcia Marques  e para poder dizer : Confesso que SOBREVIVI.Agora compreendem porque meu e-mail era ritaursula ? E voltará a ser !!!!!.   Viver é teimar em viver. Não é o  uma luta fácil, muito pelo contrario.Pois viva a TEIMOSIA. Vamos comemorar o SETEMBRO TEIMOSO.!!!! Desejo a todos um FELIZ E CABEÇUDO DOMINGO e até o próximo artigo se NOSSO BONDOSO E MISERICORDIOSO DEUS ASSIM O PERMITIR.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários