sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Suassuna pretende criar time sub-23 dentro do Alvinegro

- Publicidade -
Sem ver seu time jogar desde 11 de agosto de 2018, na derrota para o Atlético Acreano, dentro do Frasqueirão por 1 a 0, em partida válida pela 18ª rodada da Série C, o torcedor abcedista certamente sente falta de ver seu o elenco profissional do clube em ação. Quem vê um final de ano de um período tão extenso sem jogos, talvez se esqueça do quão corrido foi o calendário do ABC em 2018. Desde a estreia no Campeonato Potiguar no dia 13 de janeiro, em partida disputada na Arena das Dunas, a qual o Alvinegro derrotou o Santa Cruz de Natal por 1 a 0, foram 43 partidas disputadas, maior número de jogos feitos em 2018 por um clube potiguar na temporada.

Futuro presidente do ABC, Fernando Suassuna, vai ampliar o leque para descobrir novos valores


Futuro presidente do ABC, Fernando Suassuna, vai ampliar o leque para descobrir novos valores

Assim como em neste ano, o ABC também disputará quatro competições na próxima temporada. O volume de jogos fez com que o candidato único à presidência do clube, Fernando Suassuna, propusesse a criação de um time de aspirantes, formado por jogadores com 23 anos ou menos, com a possibilidade de dar suporte técnico e físico ao elenco profissional.

“Fizemos um estudo e vimos que, em determinados momentos da última temporada, o ABC chegou a jogar a cada três dias. Quantos clubes no Sul e Sudeste do país colocaram times mistos e reservas para jogar uma competição, porque uma outra era mais atrativa? O time de sub-23 (aspirantes) surge como uma necessidade financeira, visto que os jogadores não receberiam altos salários, e também como uma oportunidade técnica”, avalia Suassuna.

Como efeito de comparação, América e Globo disputaram o mesmo número de competições em 2018 que o ABC, mas jogaram bem menos (25 partidas do alvirrubro e 39 da Águia de Ceará-Mirim). 

Fernando Suassuna acrescenta que mesmo que o ABC consiga seu principal objetivo em 2019, que é o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, ainda assim ficaria com uma lacuna no calendário do futebol profissional a partir do final de setembro. O candidato explica que o time de aspirantes também seria utilizado,  neste período, no que seria a criação do calendário próprio do clube. “Quando recebi o convite do atual presidente Paulo Tarcísio para entrar no grupo de apoio ao clube, uma das primeiras coisas que falei pra ele é que um time não pode ficar sem jogar um semestre. A ideia é que na segunda parte do ano possamos fazer torneios, excursões. Seria a criação de um calendário para o ABC, mantendo o clube em atividade o ano inteiro”.

No futebol potiguar, não há competição disponível para os jogadores desta categoria. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) possui campeonatos  nos níveis sub-15, sub-17 e sub-19. Porém, Suassuna fala que amistosos com este elenco poderiam ser disputados, além do plano de treinos ser responsável pela manutenção da condição física dos jogadores. “Esse plantel faria a intersecção entre o sub-19 e o profissional. Os meninos estariam disponíveis para treinos com o elenco principal, o que faz parte da transição entre as categorias de base o profissional. Serão garotos que não podem mais compor nossas categorias de base já existente, por conta da idade, e que ainda não estão ‘prontos’ para subir para o time profissional de forma definitiva”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas