Sudene aprova consultas prévias de projetos no RN

Publicação: 2017-02-11 00:00:00
A+ A-
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) anunciou esta semana a aprovação de consultas prévias de projetos de energia eólica no Rio Grande do Norte. Serão quatro empreendimentos no município de Pedra Grande e um em São Miguel do Gostoso, que representam investimento total de R$ 655,4 milhões, com participação de R$ 392,2 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Serão gerados, na fase de implantação, 685 postos diretos de trabalho e 33 indiretos, e quando estiverem em plena operação, serão 49 empregos diretos e 33 indiretos. As cinco empresas – que contam com uma potência instalada total de 113,4 MW – são controladas pela Ventos Fortes Geradora Eólica S/A, que faz parte do Grupo Serveng.

Desde abril de 2016, após a Resolução Nº 091 do Condel que reincluiu empreendimentos de energia nas prioridades do FDNE, 13 projetos de energia renovável tiveram consultas prévias aprovadas, mas eles só estarão aptos a receber os recursos do Fundo após cumprirem todas as etapas do processo, incluindo a elaboração de um projeto por parte da empresa, que será apresentado ao operador financeiro para análise técnico-econômico-financeira e de risco.

O FDNE conta, ainda, com 20 projetos de energia contratados antes da resolução que suspendeu o financiamento do Fundo para os empreendimentos do setor. Eles estão instalados nos estados do Ceará (12), Bahia (03), Maranhão (01) e Rio Grande do Norte (04). Todos estão em operação.