Cookie Consent
Natal
Suiço Jean Raboud lança hoje, em Natal, livro de memórias
Publicado: 00:00:00 - 26/10/2016 Atualizado: 23:12:38 - 25/10/2016
Ramon Ribeirio
Repórter


Destacado pelo trabalho com cooperativismo e cidadania no Rio Grande do Norte, o suíço Jean-Joseph Raboud resolveu narrar suas memórias e as da mulher Elisabeth (falecida em 2014) em livro. A história vai render dois volumes, cujo primeiro, “Nossas Vidas! Arriscar”, será lançado hoje (26), a partir das 19h, na Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
Suiço Jean-Joseph Raboud lançou projetos sociais e educativos para crianças do Passo da Pátria
A renda do livro será destinada a Associação para o desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania (ADIC/RN). Fundada pelo casal, a entidade atua há 12 anos na comunidade do Passo da Pátria com ações direcionadas para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Antes da Adic, os dois já havia desenvolvido um trabalho educacional em Mãe Luiza, quando criaram a Casa Crescer.

O livro volta até a história das famílias de cada um, lembrando das andanças que os pais precisaram fazer pelo mundo em decorrência das guerras na Europa. Esse contexto explica onde nasceram e as condições em que viveram na infância e juventude. O primeiro volume vai das histórias dos antepassados até o dia em que os dois embarcaram para o Brasil, no final de 1974, quando saíram de Gênova e desembarcaram em Santos.

Em Natal, o casal chegou em 1977. Mas foi com o trabalho realizado no município de Serra do Mel, ao fundar a Associação de Apoio às Comunidades do Campo do Rio Grande do Norte (AACC-RN), que eles ganharam destaque, ao investir em experiências de Economia Solidária, Agroecologia, Gênero e Feminismo e Convivência com o Semiárido, com grupos de trabalhadoras e trabalhadores rurais.

Jean Raboud foi motivado por uma escritora pernambucana a escrever o livro. “Me deixei ser convencido pela ideia e resolvi contar essa história. “O percurso dos nossos antepassados e os nossos teve influência direta e indireta no que nos tornamos e viemos a realizar”, comenta o autor. A publicação sai pela editora Bagaço e o volume dois será lançado em 2017.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte