quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Suplementos: Verdades e Mitos

- Publicidade -
Celina Guerra* e João Felipe Hollanda**
No decorrer de sua história, a humanidade buscou por recursos que pudessem melhorar seu desempenho. A utilização de suplementos nutricionais visando o aumento do desempenho físico, atualmente é uma estratégia evidente no cotidiano de indivíduos fisicamente ativos, entretanto, esses compostos também são utilizados para suprir deficiências nutricionais de pacientes em tratamentos ou acometidos de diversas doenças, como anemias ou câncer. Os suplementos nutricionais são alimentos, ou componentes de alimentos, que auxiliam no desenvolvimento do rendimento de um indivíduo, por potencializar as funções fisiológicas. Os suplementos nutricionais estão classificados como vitamínicos, fitoterápicos, recuperadores e ergogênicos.
Os suplementos nutricionais ergogênicos (do grego ergo =trabalho e gen =produção de), é qualquer substância externa que é utilizada para o aumento do desempenho atlético, abrangendo os suplementos nutricionais e os esteróides anabólicos. Ou seja, são substâncias utilizadas com o propósito de aumentar a capacidade do trabalho corporal pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga, visando uma melhora no desempenho. A busca por um corpo perfeito, e a rotina frenética dia a dia faz com que muitas pessoas busquem a utilização de suplementos nutricionais como uma estratégia para compensar déficits alimentares, o grande problema é que na maioria das vezes essa utilização não é feita de forma correta, e aquilo que poderia ser uma ferramenta benéfica passa a ser prejudicial. Vamos falar aqui um pouco sobre alguns suplementos nutricionais ergogênicos de origem proteica que são muito utilizados por praticantes de atividades físicas:
– Suplementos Proteícos (Whey): possuem como base predominante as proteínas, que são formadas por unidades menores chamadas aminoácidos.  No mercado se encontra esses suplementos seja na sua forma intacta ou hidrolisada, ou seja, fragmentada em pequenas porções chamadas peptídeos, geralmente as principais proteínas que constituem esses suplementos sãoas derivadas do soro do leite ou a albumina, presente na clara do ovo. Muita gente tem a ideia errônea de que o whey hidrolisado é melhor que o intacto, esse conceito vai depender do objetivo da utilização desse suplemento e do seu grau de absorção pelo organismo. A principal recomendação do uso desse suplemento seria para recuperar a massa muscular. É importante ressaltar que o principal depósito de proteínas do nosso corpo é o músculo, então para que se aumente a massa muscular é necessário o estímulo físico e uma dieta adequada nas quantidades de proteínas e outros nutrientes, que possam fornecer os produtos necessários para a construção dessas fibras musculares. 
Os aminoácidos gerados pela quebra das proteínas também são isolados e utilizados como suplementos. Existem 20 tipos diferentes, parte deles nosso corpo consegue produzir (como por exemplo a glutamina) e alguns deles só obtemos pela dieta (como a valina e leucina, aminoácidos presentes em suplementos chamados de BCAA). Alguns estudos comprovam que a suplementação com aminoácidos impediu a perda de massa muscular em pacientes que imobilizaram a musculatura e tiveram a sua função comprometida. Ou seja, esses pacientes que tiveram um braço ou perna imobilizado, após a retirada da imobilização, não “afinou” o membro imobilizado. Apesar dos aminoácidos serem derivados das proteínas, seus efeitos não são claros quanto a utilização de forma isolada ou na forma de proteína inteiras, contendo a mesma quantidade desses aminoácidos.
A glutamina é um aminoácido utilizado como suplemento, mas que o nosso corpo produz. Seus efeitos no organismo vão desde retardar a perda de massa muscular, a efeitos no fortalecimento do sistema de defesa, pois ela serve de fonte de energia para muitas células do sistema imune. 
Apesar de todos esses efeitos positivos, o excesso no consumo de suplementos proteicos pode gerar como principal consequência a sobrecarga renal.
– Creatina: A creatina é uma proteína que pode ser fornecida pela alimentação ou produzida pelo fígado, rins e pâncreas. Aproximadamente 95% da creatina corporal é armazenada no músculo, ela é fundamental para ativar o sistema responsável por fornecer energia para que ocorra a contração muscular. Seu consumo a partir da alimentação gira em torno de 1 grama por dia, sendo encontrada em maior quantidade nas carnes de todos os tipos, como: bacalhau-3,0g/kg; linguado- 2,0g/kg; salmão-4,5g/kg; atum- 4,0g/kg; e carne bovina- 4,5 g/kg. 
A suplementação com creatina tem sido conduzida com o intuito de aumentar a capacidade de trabalho e a potência muscular durante contrações musculares de esforço máximo, podendo melhorar a realização de repetidos movimentos. Pesquisas indicam que a suplementação de creatina durante treinamento de exercício de força aumenta a concentração do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) em homens e mulheres saudáveis, isso gera um estímulo da produção de proteínas que compõem a fibra muscular, o que gera a hipertrofia, e diminui a degradação de proteína, além de agir como mediadores do hormônio do crescimento (GH). Apesar disso, um dos efeitos adversos mais relatados por essa suplementação é a retenção hídrica. 
A indústria de suplementos traz a cada dia uma novidade, a fim de permitir uma melhora na performance esportiva ou déficit nutricional, e essas informações são massificadas entre as pessoas que praticam esportes ou frequentam academias, mas infelizmente poucas pessoas procuram um profissional capacitado para que possa lhes orientar quanto a sua prescrição adequada, que vale ressaltar, varia de pessoa para pessoa. Apesar do apelo gerado pela mídia e pela indústria para o consumo de suplementos, vale ressaltar que nada substitui uma refeição balanceada, e consumir suplementos não é a peça fundamental para se ter um corpo sarado. Procure seu nutricionista e lembre que todos os nutrientes necessários ao funcionamento do seu organismo estão nos alimentos. Em breve falaremos mais sobre outros suplementos.  
*Professora Universitária, Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular, Pos- doc em psicobiologia (@celinamguerra).
*Profissional de Educação Física, Coordenador do Instituto De Saúde Preventiva especialista em atividade física para grupos especiais (@felipehollandaoficial).
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas