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Surpresas das ruas exigem atenção

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Muita gente está familiarizada com a rotina por trás do para brisa de um automóvel. Consciente disso, Roberto Agreste escreveu recentemente sobre como é a vida por trás do capacete de um motociclista. Parte dela, é a conhecida interação, nem sempre cordial, para dizer o mínimo, com os motoristas: reclamações por parte deles para as constantes buzinas, as motocicletas que “surgem do nada”, retrovisores arrancados, vidros que fecham de repente quando a moto fica emparelhada com o carro, etc. Do lado dos motociclistas, as queixas contra os veículos que mudam de faixa sem dar seta ou na hora em que a moto vai passar, que dão fechadas, e por aí vai…

Mas, quem está sobre a moto acaba convivendo com situações que os que estão fechados no carro nem percebem. Entre elas estão os quase “ovnis”. Objetos voadores, mas que costumam ser bem identificáveis: “piúbas” de cigarro atiradas pelos motoristas de dentro dos automóveis e até pelos pedestres nas calçadas, pedras que saem do asfalto, objetos que se desprendem das caçambas.

O que sai dos veículos impressiona: além de “piúba”, tem copinho plástico, embalagem de batatinha frita, lata de cerveja, garrafinha “pet” etc. Voa de tudo pelas janelas e a toda hora. Tal imprevisto, fruto de falta de educação, desconsideração, irresponsabilidade e inconsequência – chamem como quiser – é componente infeliz do dia a dia de qualquer motociclista.

Na maioria das vezes, o objeto voador é driblado pelo motociclista com manobras arriscadas, às custas da habilidade e sorte. Porém, “matar no peito” as cinzas de um cigarro ou uma “piúba” acesa é algo inadequadamente muito comum no trânsito brasileiro e, obviamente perigoso.

Sobe e desce no asfalto das ruas

 Outra armadilha cada vez mais comum no dia a dia dos usuários de motocicletas vem de consertos realizados nas ruas e estradas, ou na preparação para o recapeamento.

Os resíduos resultantes de remendos no asfalto ou da retirada da camada asfáltica antiga, técnica também conhecida por fresagem, são inimigos letais da motocicleta. A operação de conserto ou renovação da pavimentação tem bom propósito, mas raramente é acompanhada de necessárias medidas de segurança, tais como sinalização preventiva advertindo sobre a mudança do piso logo à frente e a limpeza durante o período de realização do serviço, por meio de uma simples varrição. Se até um carro com quatro pontos de apoio no solo tem a dirigibilidade afetada ao rodar em asfalto recém-fresado e sujo, para uma moto, com sua pequena área de contato dos pneus com o chão, a situação se torna crítica.

A falta de aderência causada pelo pedrisco e a poeira decorrentes da fresagem, associadas aos sulcos irregulares em sentido longitudinal, são uma prova de fogo para a habilidade de qualquer motociclista. E, se houver alguém rodando imediatamente à frente da moto, acrescente o arremesso do pedrisco e pó de asfalto pelos pneus de tal veículo. E como tudo sempre pode piorar mais um pouco, além de fresado e sujo, o asfalto pode estar molhado. Que trabalhão para o anjo da guarda!

Como conduzir a moto

Qualquer motociclista experiente sabe o perigo que representa rodar atrás de outro veículo sem manter uma distância de segurança considerável. Os riscos são variados, sendo o mais óbvio a impossibilidade de, em caso de desaceleração abrupta, evitar a colisão.

Porém, visto que o tema aqui são as “armadilhas” da pista, vale lembrar que em situações nas quais é obrigatório reduzir a distância, como, por exemplo, em uma ultrapassagem, a motocicleta deve, preferencialmente, se posicionar no rastro dos pneus de quem vai à frente.

Trata-se de algo bastante óbvio uma vez que, se houver algo no leito da via, invariavelmente o carro, caminhão ou ônibus evitará o atropelamento do objeto, por vezes deixando-o passar por baixo do veículo. E, caso o motociclista esteja colado no meio do para-choque, sobrará o inevitável…

Também uma efetiva medida de segurança é tentar identificar um potencial risco, avaliando o tipo do veículo que roda à frente. Caminhões basculantes ou que carreguem caçambas de entulho podem, a todo momento, imprevistamente, deixar cair pequenos ou grandes “problemas”. Basta que passem em uma irregularidade do asfalto que a carga pode vir de encontro ao desavisado veículo que vem atrás.

Finalmente, não é preciso ter vasta experiência de pilotagem para concluir: na condução de qualquer veículo automotor, e mais ainda na motocicleta, manter-se alerta e estar devidamente equipado, são condições absolutamente imprescindíveis  para chegar ao destino são e salvo!  

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