Suspensão: mitos e verdades

Publicação: 2020-10-18 00:00:00
Circulando

Depois dos pneus, a suspensão é a principal ligação do automóvel com o “piso”. Ela é responsável pela estabilidade do veículo, viabilizando a passagem dele por estradas esburacadas e lombadas com as rodas sempre coladas ao chão. O sistema de suspensão dos carros é formado por um conjunto de peças que, trabalhando em harmonia, absorvem as irregularidades do solo e tornam o veículo seguro e confortável.

Segundo Jair Silva, Gerente de Serviços da Nakata Automotiva, o objetivo do sistema de suspensão é “suportar o peso do carro, isolar passageiros e carga das vibrações e balanços, e garantir a dirigibilidade, mantendo os pneus o maior tempo possível em contato com o solo”.

Para conhecer as “verdades” e desvendar alguns “mitos” sobre a suspensão do carro, confira abaixo uma seleção de dúvidas frequentes de motoristas e proprietários.

1 . É possível avaliar o estado dos amortecedores, balançando o automóvel.

MITO: devido à grande complexidade de modelos de suspensão e da variação da força aplicada (depende da força de cada indivíduo) para balançar o carro, não é possível determinar, com essa prática, o estado do amortecedor.

2 . É preciso fazer inspeção preventiva do sistema de suspensão do veículo a cada 10.000 quilômetros.

VERDADE: a suspensão, pela sua função, é o que mais sofre desgaste no veículo. Portanto, é importante que o automóvel vá a uma oficina periodicamente para fazer a inspeção de todos os componentes e a substituição daqueles que apresentarem desgaste ou qualquer tipo de dano. Essa prática, além de tornar a manutenção mais econômica, evita paradas inesperadas do veículo.

3 . O alinhamento da direção é importante para manter o veículo equilibrado e evitar desgaste prematuro dos pneus.

VERDADE: os veículos atuais possuem sistema de suspensão muito robusto, mas um simples buraco inesperado pode provocar danos ao mesmo (sistema). Fazer o alinhamento a cada 10.000 km é uma maneira de manter o veículo seguro e prevenir o desgaste prematuro dos componentes.

4 . O carro pode ser rebaixado sem qualquer prejuízo ao sistema

MITO: rebaixar a suspensão do veículo muda o centro de trabalho dos amortecedores e pode causar sérios danos aos batentes, buchas de bandeja e junta homocinética deslizante.

5 . A maioria dos motoristas não calibra os pneus do carro.

VERDADE: embora não seja considerado um componente da suspensão, os pneus são extremamente importantes para o conjunto. Nos eventos de Auto Stop que a Nakata realiza pelo Brasil, um dos itens de maior reprovação durante a avaliação é a calibragem dos pneus. Para saber a frequência de verificação da calibragem desse item, é preciso consultar o “Manual do Proprietário” do veículo.

6 . Passar sobre “quebra-molas” somente com as duas rodas é melhor para o veículo.

MITO:  ao passar sobre quebra-molas com apenas duas rodas, a carroceria do carro é submetida a uma torção excessiva e desnecessária. Em alguns casos, a expansão de abertura da suspensão é tão grande que o amortecedor chega a travar na posição totalmente aberto. O correto é passar pelo quebra-molas com as quatro rodas e na velocidade adequada.

Atenção: tenha como MISSÃO, transformar a necessidade do seu carro em solução, de maneira simples e descomplicada, sempre com a certeza de que as peças que você repõe nele são  “ORIGINAIS” e possuem “GARANTIA” do fabricante.

AutoShow mudou de local

Após 42 anos no mesmo local, o Feirão de Carros Usados tem novo endereço: o Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento, que é um sucesso, gera mais de R$ 50 milhões em negócios a cada domingo.

Começou em 1972, como Feira Livre do Automóvel, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Na nova localização, todos os protocolos de saúde e segurança  estão sendo seguidos.

O Feirão AutoShow manterá seu formato tradicional, qual seja, o encontro de compradores e vendedores em um espaço físico para negociar carros.

O Expo Center Norte é palco de  grandes  exposições. Comporta até  7.000 automóveis.

Ali, as pessoas contarão com serviços de despachantes, pesquisa de multas e emissão de laudos de transferência de carros.

SERVIÇO

EVENTO: Feirão AutoShow Expo Center Norte

DIA: todos os domingos

HORÁRIO: das 7 às 13,00 horas

INGRESSOS:www.autoshow.com.br

ENDEREÇO: Rua José Bernardo Pinto, 300 (Vila Guilherme), SÃO PAULO (SP).