SUV 'Q3' chega à Audi Center Natal

Publicação: 2020-02-16 00:00:00
A+ A-
Após 9 anos do lançamento da primeira e da segunda gerações o Audi Q3 começou, finalmente, a ser produzido em nosso País.

Créditos: DivulgaçãoNovo Audi Q3 foi apresentado dia 11 desta semana na Audi Center Natal, empresa do Grupo PG PrimeNovo Audi Q3 foi apresentado dia 11 desta semana na Audi Center Natal, empresa do Grupo PG Prime


Mas, no últimos anos, teve que enfrentar uma concorrência renovada. Seus sinais de cansaço eram claros.

Este ano, o SUV da Audi começa com uma nova geração para um dos modelos mais populares da marca alemã. O Q3 cresceu, ficou mais bonito, requintado e se modernizou. É outro automóvel.

Melhor e mais charmoso
O novo Q3 passa a ser oferecido em 3 versões: Prestige, Prestige Plus e Black. Elas vão custar, respectivamente, R$ 179.990,00, R$ 189.990,00 e R$ 209.990,00.

A diferença entre elas é o pacote de itens de série. Todas as versões possuem, por exemplo, faróis de LED, seletor de modos de condução, bancos de couro, sensores de luz e chuva e 6 airbags.

A versão mais completa, avaliada por este Caderno Autos & Motores, ainda traz ar-condicionado com regulagens individuais na dianteira, bancos com revestimento em Alcantara e ajustes elétricos na dianteira, quadro de instrumentos digital, abertura elétrica da tampa do porta-malas, acesso e partida por chave presencial, teto solar e sistema de estacionamento automático.

Opcionalmente, o cliente pode adicionar iluminação interna configurável (R$ 3.500,00), acabamento em Alcantara (R$ 4.000,00) e controle de velocidade adaptativo (R$ 8.000,00).

Vale salientar, que o novo Q3 não oferece, nem como opcionais, itens de segurança e condução semiautônoma, como alerta e assistente de mudança de faixa, disponíveis, por exemplo, no Jeep Compass, ofertado numa faixa de preços inferior.

Motor conhecido
As três versões possuem o mesmo conjunto mecânico, composto pelo conhecido motor 1.4 turbo de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm, que era usado no Q3 de 1ª geração, assim como no A3 e em diversos veículos da Volkswagen. Ele é "casado" com um câmbio automático de dupla embreagem de 6 velocidades.

Não obstante o motor ter sido mantido, a carroceria maior e as novas tecnologias trouxeram mais peso ao Q3. Agora, ele pesa 1.580 quilos, praticamente 200 quilos a mais do que a geração anterior com o mesmo conjunto mecânico.

Entre todos os automóveis do grupo Volkswagen que usam esse motor no Brasil, o Q3 é o mais pesado, superando, por pouco, o SUV TiguanAllSpace.

Detalhe: a calibração ficou melhor do que no TiguanAllSpace. Não que o desempenho seja de empolgar, mas o 1.4 dá conta do recado de mover o Q3 com certa agilidade.

O câmbio de dupla embreagem e 6 velocidades é bem escalonado, e acerta o momento de praticamente todas as trocas de marchas, fazendo a condução mais prazerosa.

Direção e suspensão ainda conseguem um bom compromisso entre conforto e esportividade. Mesmo no trecho de serras, o Q3 se mantém firme nas curvas fechadas, enquanto oferece bom filtro aos buracos das ruas das cidades.

A melhora na dirigibilidade do Q3 passa por uma sigla de 3 letras: MQB. A plataforma, tão versátil do grupo Volkswagen, faz sua estreia no SUV compacto da Audi. A primeira geração usava a PQ35, agora aposentada.

Graças à  nova plataforma, o novo Q3 cresceu em quase todas as medidas, com exceção da altura, reduzida em 0,2 cm. A largura, por exemplo, cresceu 2,5 cm, chegando a 1,85 m.

Houve aumento de expressivos 9,7 cm no comprimento. Agora, o Q3 mede 4,48 metros. O entre-eixos, por sua vez, ficou 7,7 cm maior, alcançando 2,68 m.

O novo Q3 acomoda até 5 pessoas. A posição central do banco traseiro é quase figurativa, visto que há um enorme túnel central. Por outro lado, o assento dessa posição é mais curto do que os demais.

Pelo menos as bagagens não terão problemas em serem acomodadas no porta-malas. O compartimento cresceu 70 litros, passando de 460 para 530 litros.

O Q3 passa a usar a identidade visual mais recente da AUDI, que inclui a grade octogonal, uma silhueta mais musculosa e faróis mais recortados. O mesmo vale para as lanternas. A traseira ainda mantém pontos de contato com a geração anterior, principalmente no recorte da tampa do porta-malas.

Interior
Se o visual externo exigia modernização, o mesmo ocorria com a cabine. Agora, tudo mudou. Com ares modernos, a cabine tem uma nova tela, sensível ao toque, quadro de instrumentos digital e menos botões. A ergonomia é ótima, assim como os materiais utilizados.

Agora é húngaro
O novo Q3 chegou à Audi Center NATAL, dia 11 de fevereiro, com uma grande alteração logística. A produção em São José dos Pinhais (PR) foi encerrada, e o SUV passa a vir da unidade de Gyor, na Hungria.

A Audi poderia ter aproveitado a mudança para introduzir o novo motor 1.5 no Q3. Ele tem as mesmas especificações técnicas, mas é bem mais moderno e eficiente do que o 1.4. No entanto, preferiu continuar usando o propulsor que equipava a primeira geração, que dá conta do recado. E mais, para que um motorzão, se a legislação não permite que alcancemos altas velocidades e as nossas rodovias são limitadas?

Segundo a AUDI, apenas o mercado latino-americano ainda usa o motor 1.4. Ele também afirmou que, por enquanto, não há previsão de trazer o 1.5 turbo ao Brasil.

De volta ao topo?
Fabricado na Hungria ou no Brasil, o Q3 terá a missão de voltar aos bons números nas vendas. Ele chegou a ser o carro mais vendido da Audi no Brasil, mas fechou 2019 como o terceiro modelo da empresa, perdendo para Q5 e A3 sedã.  Para tanto, terá que enfrentar modelos mais potentes, como BMW X1 (2.0 de 192 cavalos de potência), Volvo XC40 (2.0 190 cavalos de potência) e Jaguar E-Pace (2.0 de 249 cavalos de potência).

Para isso, tem como trunfo custar menos, só o Volvo é mais barato. Aliás, o sueco, com projeto moderno, bom espaço e oferta de tecnologias, deve ser o maior concorrente do novo Audi Q3.

Além dele, a nova geração do Mercedes-Benz GLA, que está em testes nas estradas do Brasil, e chega ao nosso País no segundo semestre deste ano, deve ser uma ameaça. A competição no segmento promete ser acirrada. Mas, dessa vez, o Audi Q3 está em condições de brigar entre os melhores e mais modernos.

Quando do lançamento em Natal, na concessionária AUDI CENTER, o novo Q3 foi muito elogiado pelos convidados e imprensa.










Deixe seu comentário!

Comentários