Preferido pela indústria automotiva mundial, o segmento dos SUVs (utilitários-esportivos) voltou a crescer no Brasil em 2017 e encerrou o ano como o 2º- mais comercializado, com 22,3% de participação.
O progresso da categoria dos SUVs no Brasil se deve, e muito, à influência das mulheres
Em 2016, quando foi a terceira maior categoria, foram 18%.
Os SUVs só perderam em 2017 para os hatchs compactos, categoria na qual se enquadram o “ONIX” e o HB20, entre outros, conforme a classificação da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que congrega os concessionários, e que respondeu por 27% das vendas, mais do que há um ano atrás.
Vendas por categoria
Hatch compacto: 27,02%; SUV: 22,34%; Entrada: 20,25%; Sedã compacto: 14,86%; Sedã médio: 8,69%; Outros: 6,84%.
A categoria dos hatchs era líder em 2016 com 26,3%, seguida pelos carros de entrada, onde se encaixavam Ford Ka, Fiat Mobi, entre outros, com 20,6%, perdendo espaço em relação ao ano de 2015.
Além de aumentar a participação, os SUVs tiveram alta também no volume de vendas. Foram 414.500, um crescimento de 37% sobre o ano anterior. Em 2016 havia sido registrada uma pequena “queda”, também na comparação anual, de 1,3%.
Ranking dos SUVs
Outra novidade de 2017 foi a mudança na liderança da categoria. O Honda HR-V, que era o mais vendido desde 2015, quando encerrou o longo reinado do Ford EcoSport, “pai” dos SUVs compactos, foi desbancado pelo elegante Jeep Compass.
A ultrapassagem definitiva aconteceu em novembro de 2017.
Interessante notar, que a nova geração do modelo global da Jeep, lançada em nosso País em 2016, tem preço inicial (R$ 108.000,00) acima de outros 8 integrantes do ranking dos 10 SUVs mais vendidos. Ele também é maior do que os “primos” compactos.
Mais equilíbrio
Outra curiosidade: a disputa ficou mais equilibrada entre os primeiros colocados. Se em 2016 HR-V e Renegade tinham 20% das vendas da categoria cada um, agora, Compass, HR-V e Hyundai Creta detêm 10% cada.
Primeiro SUV compacto da marca , o Hyundai Creta foi lançado em janeiro de 2017.
O EcoSport tinha sido o terceiro SUV mais vendido em 2016, porém, ainda que tenha sido mais comercializado em 2017 do que em 2016, caiu para a 6ª posição. Isso, mesmo após a pequena reestilização em julho, quando ganhou motor 3 cilindros em algumas versões.
O Renault Duster, que foi o 4º colocado em 2016, caiu para 7º ano passado. Seu irmão caçula Captur, que também estreou em 2017, ficou em 9º lugar.
Ranking dos 10 mais vendidos na categoria
JeepCompass: 49.187
Honda HR-V: 47.775
Hyundai Creta: 41.625
Jeep Renegade: 38.330
Nissan Kicks: 33.464
FordEcoSport: 31.195
Renault Duster: 17.638
HondaWR-V: 15.353
Renault Captur: 13.742
Toyota Hilux SW4: 12.567