Tá calor no carnaval? Não esqueça de beber água!

Publicação: 2018-02-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Por Celina Guerra e João Felipe Hollanda
*Professora Universitária, Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular, Pos- doc em psicobiologia (@celinamguerra).
*Profissional de Educação Física, coordenador do Instituto De Saúde Preventiva especialista em atividade física para grupos especiais (@felipehollandaoficial).

Os ritmos de carnaval agitam o corpo e aliado ao calor natalense, a gente pinga de suor. Será que você está repondo ao seu corpo toda essa água perdida? Esse artigo vem para explicar a você a importância da água para o nosso corpo e também dar dicas para se manter sempre hidratado.

Não há como viver sem água, ela representa de 40 a 80% da composição do nosso corpo, e além disso, uma série de funções vitais são dependentes da água. Por exemplo, em situações de elevação da temperatura corporal, para que nosso corpo não entre em síncope, aumentamos a quantidade de água eliminada através do suor. Uma questão importante: o nosso corpo não possui um reservatório de água, essas quantidades devem ser continuamente repostas. 

Água com frutas é uma das alternativas para o calor do carnaval
Água com frutas é uma das alternativas para o calor do carnaval

Além de manter a temperatura do corpo, é através da água que eliminamos as toxinas geradas pelo nosso metabolismo através da filtração renal. Quando se estabelece um caso de desidratação os indivíduos apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Você está bebendo a quantidade certa de água?
Se engana quem acredita que o volume de água diário a ser consumido é igual para todos. A média de água a ser consumida por dia segue uma quantificação individual. A continha é simples, deve-se consumir cerca de 35mL de água para cada 1Kg de massa corporal. Ou seja, uma pessoa com 70Kg deve consumir 70 x 35, o que dá um total de 2450 mL. É muito importante ressaltar que esse volume é maior para aquelas pessoas que praticam atividade física e transpiram em excesso. De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, quem faz exercícios deve tomar de 250 a 500 ml de água duas horas antes do exercício. Durante o exercício, o recomendado é tomar água logo no início e a cada 15 ou 20 minutos. O volume varia de acordo com a quantidade de suor e pode ser de 500 ml a 2 litros.
 
Beber água em excesso pode fazer algum mal?
Muito se discute sobre as baixas quantidades de  água consumidas, mas você já pensou se água demais faz mal?
Água demais pode fazer mal: a chamada hiponatremia pode acontecer quando grandes quantidades de água são ingeridas em um curto de tempo. Quando isso acontece, é excedida a velocidade com que o rim consegue filtrar, que é de 0,7 a 1 litro por hora. Isso não quer dizer que você não pode beber mais de 700 ml de água por hora, vale salientar que grande parte da água que você bebe é usada em processos do corpo, como a produção de suor e volume sanguíneo.

Nesses casos, minerais importantes estarão em níveis menores que o considerado adequado e, sendo eles importantes para muitas funções corporais, vários problemas poderão surgir. Como exemplo: cãibras, alteração da pressão arterial, arritmias cardíacas a até parada cardíaca.

6 Dicas para se manter hidratado
1. Para não esquecer de se hidratar: coloque um alerta no celular como lembrete a cada uma hora durante o dia;

2. Deixe sobre a mesa do trabalha garrafinhas com água;

3. Leve garrafinha de água na bolsa;

4. Deixe uma garrafinha térmica com água sempre fresquinha no carro;

5. Peça para seu marido, esposa, colega, filho, ou alguém que fique muito tempo perto de você te servir água ou pelo menos lembrá-la de beber, vocês podem combinar de um ajudar ao outro nesse aspecto.
Não gosta de beber água? Prepare uma água saborizada!

Olha a receitinha: 
Água de laranja, gengibre e canela (estimulante e termogênica)
• 10 folhas de hortelã frescas
• 3 canelas em pau
• 3 rodelas finas de gengibre fresco
• 4 rodelas de laranja (ou tangerina) com a casca
• 1 litro de água filtrada
 Quando o trio elétrico ou a bandinha de frevo tocar “olha, olha, olha a água mineral...”, corre lá e pega a sua!
Bom Carnaval!

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários