quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Tá estressado? vá pedalar!

- Publicidade -

Eduardo Wernik
Profissional de Educação Física*

O ciclismo se iniciou como esporte na Inglaterra no século XIX e a paixão pelas bikes perduram até hoje. É no dia 19 de agosto que se comemora o dia do Ciclista. Indoor Cycle, Cycling indoor, Spininng ou até mesmo Ciclismo de Academia, o nome pode variar de acordo com local ou de acordo com as pessoas que trabalham com essa modalidade.

Quem pode fazer ?

De maneira geral, não há grandes contraindicações para quem deseja incluir essa modalidade na rotina. O principal pré-requisito é que a pessoa apresente boas condições de saúde, o que pode ser avaliado por um médico.
ciclismo
É preciso atenção com as articulações (especialmente com o joelho e coluna se houver problemas pré existentes), vale procurar um especialista para saber se há algum problema que impeça a prática da modalidade.

Ou seja, é sempre bom contar com a orientação de um profissional da saúde (médico ou fisioterapeuta), e com a supervisão diária do profissional de educação física, para que não seja perigoso e prejudicial.

Enfim, se não houver nenhum tipo de restrição, o cycling é recomendado para homens e mulheres que querem manter o corpo em movimento e usufruir dos seus benefícios para a saúde.

Apesar de ser um tipo de exercício com intensidade controlada, o aluno não deve ficar com receios em fazer essa modalidade por não apresentar uma capacidade física compatível, o começo pode ser difícil, mas aos poucos o condicionamento vai melhorando a ponto de acompanhar a aula com maior tranquilidade.

É uma atividade com características predominantemente cardiovascular feita em uma bicicleta estacionária específica para essa modalidade, essa bicicleta pode ser regulada para o tamanho e características físicas dos praticantes de forma bem particular, banco altura e distância, Guidão altura e distância, pedal com tênis e firma pé ou sapatilha.

As bicicletas atuais permitem que os praticantes tenham controle de algumas variáveis que podem ser treinadas e melhoradas a cada aula/treino.

Por exemplo:

-Velocidade ou RPM (rotações por minuto).
-Potência medida em whats.
-Tempo (cronômetro).
-Carga (resistência contra pedalada).
-Distância (Km ou milhas).

Esse controle é relacionado ao nível de condicionamento físico de cada praticante, onde iniciantes e atletas podem fazer um treino em uma mesma sala, para isso é importante que seja respeitado a capacidade física atual dos que estão presentes, relacionando a sensação de esforço que cada um está treinando, ou seja, é uma aula coletiva que respeita características individuais de cada praticante.

Características das aulas:

As aulas decorrem com instrução de professores qualificados, músicas motivantes e compatíveis com a  estratégia do treino/aulas, tempo de duração médio de 45 minutos, simulando giros de velocidade (de 90 a 110 RPM), giros de força(de 60 a 80 RPM), em terrenos planos e subidas, intervalando estímulos e recuperações, controlando carga, potência produzida, tempo, distância percorrida, sensação de esforço/frequência cardíaca (caso o praticante esteja usando monitor cardíaco).

Benefícios aos praticantes:

Trabalha muito a força e resistência muscular em membros inferiores com baixo impacto, significa que pode realizar um treino sem colocar stress extra nas suas articulações, as aulas seguem um programa de treino com controles de intensidades, são aulas extremamente eficientes para melhora no condicionamento físico, promovem um alto gasto calórico que poderá proporcionar ao praticante baixar o % de gordura se houver um equilíbrio com alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis para esse objetivo.

As aulas se tornam extremamente motivantes pelos resultados que garantem aos praticantes, fazendo com que esses sempre voltem para os próximos treinos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas