sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Tadeu Oliveira descreve a Macau que ainda se busca

- Publicidade -
Natural de Macau, mas radical em Natal, o jornalista e sociólogo Tadeu Oliveira presta homenagem a sua cidade de origem com a publicação do livro “Água de Grau – Macau que ainda se busca”. Na obra ele lembra fatos e histórias ocorridos em diversas ruas que viveu na terra das salinas, ali pelos idos dos anos 60 e 70, quando o conjunto Sempre Alerta fazia sucesso. O lançamento será neste sábado (7), no pátio da Igreja Matriz, a partir das 18h30, dentro das festividades de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira de Macau.
Agua de Grau conta histórias vividas na Terra das salinas

Com 100 páginas e dividido em 18 capítulos, a obra revela um mergulho do autor por suas memórias pela cidade-inspiração de sua juventude. Um dos capítulos do livro narra o momento conflitante quando sua família deixa Macau, em 1974, ano da instalação do terminal salineiro em Areia Branca (Porto Ilha), desativando completamente o porto de Macau. “Era tempo de crise econômica, Macau não era mais aquela de fácil circulação de dinheiro. Com a mecanização das salinas, uma demanda de trabalhadores braçais ficou sem ter o que fazer. Alguns encontraram no álcool o caminho para encarar o desânimo”, recorda Tadeu.

O prefácio de “Água de Grau” é assinado pelo advogado Luiz Sérgio de Melo Neto, com apresentação do jornalista Ivo Freire. Diz o prefácio: “Como leitor, relembrei a viagem que fiz de trem para Macau. Lembrei das histórias em comum que minha mãe também contava. O livro tem um misto de emoção e alegria. ‘Causos’ típicos de qualquer cidade do interior nordestino. Algumas dessas histórias são suficientes para uma nova edição”.

Quanto ao título “Água de grau”, cujo significado é esclarecido na leitura do livro, Tadeu prefere não explicar muito. Avisa apenas os mais antigos de Macau sabem muito bem do que se trata.

Tadeu Oliveira é jornalista e sociólogo. Dirige em Natal o Instituto de Pesquisa Smart – Opinião e Mercado. É também colunista há 30 anos nesta TRIBUNA DO NORTE, onde escreve sobre educação.

Serviço
Lançamento de “Água de Grau – Macau que ainda se busca”, de Tadeu Oliveira
Dia 7 de dezembro, às 18h30

Pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, nº 65, Centro, Macau (RN).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas