Takami ainda mais contemporâneo

Publicação: 2018-03-29 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Cinthia Lopes
Editora

Faz tempo que o Takami deixou de ser somente a casa do sushi para se conquistar um lugar de destaque como restaurante contemporâneo, equilibrando técnicas da cozinha clássica com a leveza oriental.  Funcionando desde 2009 em Lagoa Nova, a casa  inaugurou em 2016 o segundo ambiente no bairro de Ponta Negra, trocando o “Sushi House” pelo Temaki Japonese Restaurant. Agora em março, o espaço completa três anos e apresenta um novo cardápio que já começou a ser oferecido aos clientes, mas entra oficialmente em abril.

Combinação de sushis traz sabores inusitados
Combinação de sushis traz sabores inusitados

A mexida no menu resultou em 15 novos pratos ainda mais contemporâneos, trazendo um pouco das novas vivências gastronômicas dos proprietários Daniel Guanabara e Bárbara Tavares, a partir de pesquisas e viagens. O olhar dos australianos, por exemplo, quando misturam asiáticos com a culinária local. Também visita mistura elementos da tailandesa, francesa e regional, sem perder as características do oriental. “Influências do mar e da terra com uma pincelada contemporânea”, define o casal Takami.

Casal Takami criou novidades inspiradas em cozinha asiática, oriental, francesa e regional
Casal Takami criou novidades inspiradas em cozinha asiática, oriental, francesa e regional

No jantar de aniversário para apresentação do novo menu, elaborado por Bárbara, foi servido  como sugestão de entrada um “quarteto de ostras gratinadas ao molho de queijo e parmesão”. Vale lembrar que as ostras frescas também estão de volta ao dia a dia do restaurante. São  orgânicas e depuradas, fornecidas pela Ostramar, empresa pernambucana que beneficia o molusco em território potiguar.

Quarteto de ostras gratinadas ao molho e parmesão
Quarteto de ostras gratinadas ao molho e parmesão

Dos pratos quentes e frios degustados, podemos destacar o Tartare de Salmão com creme de shitake, acompanhado de massinhas crocantes (pasteis); o Camarão, nirá e aspargos com tempurá de quiabo. E ainda o Pad Thai, um típico prato tailandês com massa de arroz levemente cítrica, camarões, ovos mexidos e amendoim com coentro.

Camarão, nirá e aspargos com tempurá de quiabo
Camarão, nirá e aspargos com tempurá de quiabo

Uma combinação inusitada de sushis deve atrair os atentos às inovações da casa. São quatro peças  elaboradas com Barriga suína defumada com salmão tostado; Mignon com shimeji e molho pesto trufado; Batata-doce com lichia em tarê e molho sweet chilli; e Spicy mayo e farofa de panko. Vai bombar!

Pegada regional: Releitura do clássico Filhós, a base de queijo coalho e compota de caju
Pegada regional: Releitura do clássico Filhós, a base de queijo coalho e compota de caju

Outra surpresa ficou na sobremesa “Filhós de Queijo Coalho”, que foge um pouco da pegada oriental da casa. “Queríamos brincar com um prato tipicamente regional e convidei o chef  Ângelo Medeiros, atual consultor do SENAC-RN, que é um pesquisador nessa área“, contou a chef Bárbara Tavares. Ele recriou uma sobremesa popular do Nordeste colonial, bastante conhecida no  Seridó. O queijo trouxe a leveza à massa e os acompanhamentos deram o toque atual com  sorvete de creme, compota de caju com cardamomo e farofa de castanha.

Prato típico da culinária tailandesa, o Pad Thai  ganha uma releitura da chef
Prato típico da culinária tailandesa, o Pad Thai ganha uma releitura da chef

Serviço:
Takami Japanese Restaurant. Av. Praia de Ponta Negra, 8852

Fone: (84) 2020-1798


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários