quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

TAP suspende 5º voo para Natal

- Publicidade -

Sílvia Ribeiro Dantas – Repórter de Economia

A partir do próximo dia 14 de setembro, a companhia aérea TAP reduzirá a frequência dos seus voos para Natal. De acordo com o gerente da companhia no Aeroporto Augusto Severo, Mastrângelo Silva, entre o próximo dia 14 de setembro e o final de novembro deste ano, ao invés dos atuais cinco voos semanais na rota Lisboa-Natal, serão realizados quatro. Mastrângelo  informou ainda que a mudança faz parte de um plano de contingenciamento, desenvolvido pela empresa, que prevê a redução de 10% na demanda das rotas oferecidas pela companhia, em todo o mundo.

Apesar das expectativas anunciadas com a Semana de Natal em Lisboa, a TAP resolveu reduzir o fluxo de viagens para NatalO secretário municipal de turismo de Natal, Francisco Soares Júnior, disse que esta redução já era prevista, uma vez que a quantidade de voos entre Lisboa e Natal varia de acordo com a demanda e o atual período é considerado baixa estação na Europa. “Em dezembro, quando começar a alta estação no velho continente, a empresa volta a operar com cinco voos para Natal”, garante.

Com relação à Semana de Natal em Lisboa, evento ocorrido no final de junho passado, voltado a aumentar o fluxo de turistas portugueses para a capital potiguar, Soares Júnior revela não ver relação entre o evento e a quantidade de voos da rota Lisboa-Natal. O secretário municipal disse ainda ter recebido a informação, por parte de executivos da TAP, de que cerca de 90% dos clientes da companhia já conhecem Natal. “Dessa forma, precisamos fortalecer a divulgação da nossa cidade no Leste Europeu, para atrair mais visitantes dessa região, que chegam aqui através de uma conexão realizada em Lisboa”, completa Soares.

Questionado acerca da necessidade em desenvolver a Semana de Natal em Lisboa, Soares Júnior justificou a ida da comitiva natalense à capital portuguesa, alegando que a administração local teria aceito um convite da prefeitura de Lisboa. “Já estamos colhendo frutos dessa iniciativa. Existia um voo charter semanal, da companhia White, que era dividido entre as cidades de Natal e Salvador, mas pela queda na procura pela capital baiana passou a vir só para Natal. Esse voo tem vindo com 90% de sua capacidade”, ressalta o secretário municipal de turismo.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no Rio Grande do Norte, Enrico Fermi, a suspensão temporária de um dos voos semanais entre a capital portuguesa e Natal provocará prejuízos para o estado, mas a situação pode ser considerada favorável, se analisada levando em conta o cenário da economia mundial, que ainda não se recuperou da mais recente crise financeira. “Em outros locais, a TAP suspendeu integralmente suas atividades e se tivéssemos perdido os cinco voos semanais aqui para a capital, o estrago seria enorme”, avalia Fermi.

A mesma opinião é explicitada pelo titular da Secretaria Estadual de Turismo, Fernando Fernandes, ao afirmar que a redução não deve ser encarada com surpresa, uma vez que esta iniciativa já havia sido tomada em 2008, durante a baixa estação. O secretário estadual deixou claro acreditar que a realização da Semana de Natal em Lisboa não poderia ter sido capaz de evitar a medida da TAP, afirmando ainda ser muito cedo para esperar algum retorno do evento.

Fernandes disse ainda que a crise financeira nos países da Europa tem sido muito mais forte do que no Brasil. “Eu estive recentemente na Espanha e fui informado de que lá, está sendo prevista uma redução de 25% no fluxo turístico”, exemplificou o secretário estadual.

Atualmente, Natal recebe passageiros vindos de Lisboa durante a sexta-feira, sábado, domingo, terça-feira e quarta-feira. Entre o dia 14 do próximo mês e meados de outubro, os desembarques em Natal ficarão restritos a sábado, domingo, terça-feira e quarta-feira. Em seguida, passarão a ser realizados na sexta-feira, domingo, terça-feira e quarta-feira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas