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“Tapa-buraco” sem data definida

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Ninguém sabe ao certo o número de buracos existentes hoje  nas vias públicas de Natal. Mas de uma coisa ninguém discorda: são muitos e a maioria estão abertos há muito tempo sem uma restauração.

Buraco sinalizado e antigo na rua Juvino Barreto, na RibeiraA Prefeitura de Natal ainda não tem uma data certa, mas o recém-empossado secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, engenheiro Dâmocles Lopes Trinta, confirmou que nos próximos dias vai abrir uma licitação pública para a contratação de empresas interessadas em executar obras dentro do Programa de Recuperação de Vias (PRV), como é oficialmente denominada a popularmente conhecida “operação tapa-buraco”.

O secretário Dâmocles Trinta informou que a licitação gira em torno de R$ 5 milhões, já previsto no Orçamento Geral do Município (OGM) e disse que, na próxima semana, deve viajar a Brasília para tentar a liberação de mais R$ 5 milhões de recursos federais, que foram prometidos pelo Ministério dos Transportes: “Nós vamos checar o que foi solicitado e pedir mais agilidade na liberação dos recursos”.

Dâmocles Trinta disse que os técnicos da Semopi estão levantando o número de ruas onde existem mais problemas de buracos, por isso não podia quantificar o volume de serviço a ser executado. “Vamos atuar em todas as quatro regiões da cidade”, continuou o secretário, para explicar que vai priorizar os serviços onde a necessidade de restauração da via pública é maior.

Trinta também afirmou que essas intervenções urbanas não vão ocorrer só em vias de grande fluxo de veículos ou por onde passam os turistas: “Trataremos das ruas onde mora o cidadão comum, que paga impostos”.

Mesmo na iminência de um inverno rigoroso, o secretário  de Obras Públicas explicou que a cidade não pode mais esperar para agosto, por exemplo, que é quando termina o inverno, para começar as obras do PRV – “a cidade não aguentaria mais tempo e não estamos jogando dinheiro fora”. Segundo ele, será feito um serviço de forma que as águas possam escorrer e não ajudar no desgaste da pavimentação, principalmente do asfalto, que ocorre naturalmente com o tempo.

Ele acredita que dentro de 60 ou 90 dias a licitação para a contratação de empreiteiras estará concluído, mas explicou que “existe um saldo contratual” com pelo menos quatro construtoras, que estão realizando alguns serviços pela cidade.

Uma das últimas licitações realizadas pelo município para a chamada operação tapa-buraco, ocorreu em 5 de maio de 2010, quando a prefeitura contratou, através de tomada de preço, a construtora  EMDIC – Empresa de Distribuição e Construção, para recuperar ruas pavimentadas a paralelepípedo na Zona Sul de Natal, a um custo de  R$ 370.612,46.

Ninguém sabe ao certo o número de buracos existentes hoje  nas vias públicas de Natal. Mas de uma coisa ninguém discorda: são muitos e a maioria estão abertos há muito tempo sem uma restauração.

A Prefeitura de Natal ainda não tem uma data certa, mas o recém-empossado secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, engenheiro Dâmocles Lopes Trinta, confirmou que nos próximos dias vai abrir uma licitação pública para a contratação de empresas interessadas em executar obras dentro do Programa de Recuperação de Vias (PRV), como é oficialmente denominada a popularmente conhecida “operação tapa-buraco”.

O secretário Dâmocles Trinta informou que a licitação gira em torno de R$ 5 milhões, já previsto no Orçamento Geral do Município (OGM) e disse que, na próxima semana, deve viajar a Brasília para tentar a liberação de mais R$ 5 milhões de recursos federais, que foram prometidos pelo Ministério dos Transportes: “Nós vamos checar o que foi solicitado e pedir mais agilidade na liberação dos recursos”.

Dâmocles Trinta disse que os técnicos da Semopi estão levantando o número de ruas onde existem mais problemas de buracos, por isso não podia quantificar o volume de serviço a ser executado. “Vamos atuar em todas as quatro regiões da cidade”, continuou o secretário, para explicar que vai priorizar os serviços onde a necessidade de restauração da via pública é maior.

Trinta também afirmou que essas intervenções urbanas não vão ocorrer só em vias de grande fluxo de veículos ou por onde passam os turistas: “Trataremos das ruas onde mora o cidadão comum, que paga impostos”.

Mesmo na iminência de um inverno rigoroso, o secretário  de Obras Públicas explicou que a cidade não pode mais esperar para agosto, por exemplo, que é quando termina o inverno, para começar as obras do PRV – “a cidade não aguentaria mais tempo e não estamos jogando dinheiro fora”. Segundo ele, será feito um serviço de forma que as águas possam escorrer e não ajudar no desgaste da pavimentação, principalmente do asfalto, que ocorre naturalmente com o tempo.

Ele acredita que dentro de 60 ou 90 dias a licitação para a contratação de empreiteiras estará concluído, mas explicou que “existe um saldo contratual” com pelo menos quatro construtoras, que estão realizando alguns serviços pela cidade.

Uma das últimas licitações realizadas pelo município para a chamada operação tapa-buraco, ocorreu em 5 de maio de 2010, quando a prefeitura contratou, através de tomada de preço, a construtora  EMDIC – Empresa de Distribuição e Construção, para recuperar ruas pavimentadas a paralelepípedo na Zona Sul de Natal, a um custo de  R$ 370.612,46.

Interatividade

Agora o portal TN Online acompanha e divulga os locais onde há buracos nas ruas de Natal. Os internautas podem enviar fotos e a localização dos pontos em que há problemas nas vias de Natal clicando aqui, do mesmo modo que poderá informar se os buracos já foram tapados.

Para ver os buracos já mapeados pelo portal TN Online clique aqui.

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