A nova tarifa imposta nesta quinta-feira pelo presidente dos Estados
Unidos, Donald Trump, sobre produtos da China deve atingir uma ampla
série de produtos de consumo da potência asiática, de celulares a lenços
de seda. Mais cedo, Trump anunciou tarifa de 10% sobre US$ 300 bilhões
em importações chinesas, que atingem produtos até então não tarifados.
Em decisões similares anteriores, o governo americano impôs tarifas
voltadas a minimizar o impacto sobre os cidadãos comuns, com foco em
produtos industriais. Agora, contudo, devem ser afetados itens de
consumo. Economista-chefe da consultoria RSM, Joseph Brusuelas afirmou
que o preço de produtos em lojas como Target e Wall-Mart deve estar mais
alto nos próximos feriados americanos, por causa da política comercial
americana.
Presidente da American Apparel & Footwear Association, Rick
Helfenbein afirmou ser “muito preocupante” o fato de que o anúncio de
Trump, pelo Twitter, ter ocorrido logo após a retomada das negociações
bilaterais.
haver uma escalada nas tensões comerciais entre China e EUA. “Está óbvio
que não há rumo claro para uma resolução da disputa comercial nos
próximos meses e a China pode escolher viver com uma guerra comercial
enquanto espera Trump deixar a presidência”, argumentou.