sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Taxistas fazem protesto contra Uber e apontam queda de 40% na procura

- Publicidade -

Os taxistas de Natal fizeram mais uma manifestação contra a atuação da Uber na capital potiguar. Na manhã desta terça-feira (20), os profissionais percorreram as ruas da cidade e foram até a sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), onde cobram atitude contra circulação de carros da Uber na cidade. Profissionais apontam queda drástica na procura pelos serviços.
Taxistas protestam em frente à STTU
Começando às 10h, a manifestação saiu da lateral da Arena das Dunas e foi até a frente do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, onde bloquearam o tráfego por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, os taxistas seguiram para a sede da STTU, na Ribeira, onde cobraram uma reunião com a secretária da STTU, Elequicina dos Santos.
Manifestação percorreu ruas de Natal
Os representantes da categoria foram recebidos pelo secretário adjunto de Transportes da STTU, Clodoaldo Cabral. O posicionamento adotado pelo secretário foi o mesmo já demonstrado anteriormente: o projeto sobre a Uber só será apreciado após as eleições.

Segundo os taxistas, a redução no movimento em seus serviços é de aproximadamente 40% após o início das atividades da Uber em Natal.

Nota da Prefeitura

Confira, abaixo, uma nota encaminhada pela assessoria de imprensa da STTU:

A Prefeitura Municipal de Natal informa que, ao tomar conhecimento de parecer jurídico da Procuradoria da Câmara Municipal indicando a inconstitucionalidade do projeto que trata da utilização de aplicativos para o transporte de passageiros, encaminhado ao poder legislativo em agosto de 2015, e em comum acordo com a Câmara Municipal, irá retirar o referido projeto de lei.

Essa medida também se faz necessária para que haja uma discussão democrática entre todos os interessados na prestação do serviço e evitar que haja contaminação política/eleitoral no debate em torno de tema tão relevante para a cidade.

A prefeitura acredita que, ainda em 2016, logo após o momento eleitoral, haverá melhores condições para se dialogar com os interessados e toda a sociedade, através dos seus representantes no poder legislativo, um modelo de regulamentação que possa garantir a livre concorrência e ao mesmo tempo assegurar condições de igualdade entre todos os prestadores desse serviço.

A Prefeitura entende que esse debate deve se dar de maneira desapaixonada, dentro do princípio de se buscar uma solução que atenda, prioritariamente, os interesses do cidadão natalense.

A Prefeitura informa ainda que em contato dos dirigentes da STTU com os titulares da Promotoria de Defesa do Consumidor, ficou definido que a STTU não irá apreender veículos que exploram esse serviço até que seja aprovada a regulamentação definitiva desse modelo de transporte.

Atualizada às 16h58

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas