sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Taxistas querem barrar Uber em Natal

- Publicidade -

Um grupo de taxistas protestou, na manhã de ontem (26), contra o funcionamento da plataforma Uber em Natal. Os profissionais cobram da Prefeitura do Natal ações de fiscalização para impedir a circulação  dos veículos que oferecem o serviço, uma vez que esta modalidade de transporte privado não é regulamentada e não há a cobrança de tributos, ao contrário dos taxistas. Apesar de causar engarrafamentos, o protesto foi pacífico e não registrou incidentes. 
Protesto dos taxistas encerrou em frente à STTU, na Ribeira, cobrando fiscalização sobre novo serviço
#SAIBAMAIS#A manifestação teve início por volta das 11h de ontem e percorreu as principais vias da capital, como a BR-101, Avenida Salgado Filho, Avenida Hermes da Fonseca, Avenida General Cordeiro de Farias até o bairro da Ribeira, onde os taxistas se concentraram em frente à sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), onde foram recebidos pelo secretários adjuntos Clodoaldo Cabral e Walter Pedro. A rua Almino Afonso, onde está localizada a secretaria, ficou interditada pelos táxis por aproximadamente de uma hora.

Participaram da reunião representantes da Cooperativa de Taxistas de Natal (Cooptaxi), Sindicato dos Taxistas Autônomos e Sindicato dos Taxistas Auxiliares. “Viemos pedir aos órgãos de trânsito que haja fiscalização. Nós estamos respaldados pelas leis, que estabelece o táxi como único meio de transporte individual remunerado”, disse João França, secretário da Cooptaxi.

Após uma hora de conversas, o presidente da Cooptaxi, Genário Torres, informou que a STTU se comprometeu a atender às demandas da categoria. “Estamos confiantes na atuação da secretaria. Queremos apenas a garantia dos nossos direitos”, afirmou. De acordo com o taxista, os profissionais foram orientados a não entrarem em atrito com motoristas da Uber, a exemplo do que aconteceu em outras cidades onde o serviço foi lançado.

“Não é esse o nosso objetivo. Somos uma categoria legítima e não iremos prejudicar a sociedade e nem vamos esquentar a cabeça com isso. Vamos mostrar serviço à população”, pontuou Genário. Ainda de acordo com o presidente da Cooptaxi, a STTU garantiu que traçaria estratégias de fiscalização junto aos técnicos do órgão, sem divulgar maiores detalhes.

A STTU informou, após o término da reunião, que emitiria nota oficial durante a tarde de ontem sobre os pontos discutidos com os taxistas e a fiscalização aos veículos da Uber em operação. Até o fechamento desta edição, a reportagem não recebeu posicionamento do órgão e tampouco obteve resposta às ligações feitas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas