TCE cobrará implementação do sistema de controle interno

Publicação: 2013-02-04 09:42:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) aprovou em sessão plenária, a resolução Nº 004/2013, determinando a implementação do sistema de controle interno por parte do Estado e de todos os municípios do RN. De acordo com o tribunal, "o objetivo é provocar o jurisdicionado a implantar suas estruturas de controle interno". Com esse sistema em funcionamento, municípios terão que instituir e estruturar o funcionamento da unidade organizacional responsável pela coordenação, orientação e acompanhamento do seu respectivo sistema de controle interno.

O controle interno é responsável por avaliar a execução de programas de governo, comprovar a legalidade e avaliar os resultados da gestão pública, quanto à eficácia e eficiência, exercendo o controle das operações de crédito e apoiando as atividades de controle externo. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Controle Externo do TCE/RN, apenas 31,74% dos municípios possuem leis instituidoras de controle interno.

"O objetivo do tribunal é fazer com que esse percentual chegue a 100% até o fim do ano.  Essa é uma das metas do presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, e está alinhada com o seu plano de gestão para o biênio 2013/2014", afirmou o secretário de Controle Externo, Jailson Tavares. Ele disse ainda que o Tribunal de Contas do Estado "será rigoroso no cumprimento da resolução".

A resolução 004/2013 estabelece formas e prazos para a apresentação das contas públicas a Corte de Contas, regulamenta os modos de composição, elaboração e organização das contas públicas. A falta de instituição do sistema de controle interno por parte do jurisdicionado implica em sanções que vão desde a desaprovação das contas do gestor até o pagamento de multas.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários