sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Técnicos avaliam plano de sanidade

- Publicidade -

Começa hoje  no Hotel Praiamar, em Natal  reunião técnica que irá avaliar as ações implementadas este ano pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além de discutir as atividades do PNSA em 2006, o encontro irá abordar as perspectivas para 2007 e atualizar os participantes, técnica e cientificamente, em assuntos relacionados à execução das atividades do programa.

Segundo o Coordenador de Sanidade Avícola do Mapa, Marcelo Mota, será feito um balanço das ações realizadas nos 26 estados e no Distrito Federal. “Vamos analisar o que evoluiu e planejar as novas ações do plano para o próximo ano”, explicou. O evento reunirá 60 fiscais federais agropecuários e médicos veterinários oficiais dos serviços estaduais da defesa sanitária animal do País. O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Gabriel Alves Maciel, participará do encerramento do encontro na sexta-feira.

O chefe do Serviço Veterinário do governo holandês, Peter W. de Leeuw, participará do encontro e fará uma apresentação das atividades técnicas implementadas na Holanda durante o episódio de Influenza Aviária de alta patogenicidade, ocorrido naquele país em 2003. Outros pontos importantes a serem abordados no evento são: as ações de fiscalização e controle de trânsito interestadual de aves; a biossegurança e o cadastro dos estabelecimentos agrícolas; controle de salmonelas em estabelecimentos avícolas e suas implicações na produção; e as perspectivas para 2007 do diagnóstico de doença das aves na rede oficial de laboratórios do Mapa.

Ministério discute certificação fitossanitária

O Ministério da Agricultura promove hoje e  amanhã em Brasília, reunião técnica nacional sobre as novas instruções normativas que tratam do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) e da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV). Participarão do encontro cerca de 30 fiscais federais agropecuários dos Serviços de Defesa Sanitária Agropecuária (SEDESA) e das Superintendências Federais de Agricultura nos estados que atuam especificamente na área de sanidade vegetal.

O objetivo da reunião, organizada pelo Departamento de Sanidade Vegetal, por meio da Coordenação de Fiscalização do Trânsito de Vegetais do Mapa, é nivelar e harmonizar conhecimentos sobre as normativas que contém os procedimentos para impedir ou reduzir a disseminação de pragas entre os estados e facilitar o atendimento às exigências dos países importadores que impõem requisitos sanitários adicionais para as exportações brasileiras.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas