sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Tecnologia deve ser aliada do ensino

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Realidade virtual, holografia, simuladores e a ‘gamificação’ do aprendizado estão em pauta na 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, evento que reúne em Natal até esta quinta-feira (dia 1º) cerca de 700 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação, gestão, tecnologia, engenharia, comunicação e design. O interesse em comum, que move palestras, oficinas, simpósios e os debates que ilustram a programação, é a busca pelo entendimento do potencial e da aplicabilidade da aplicação da tecnologia no ensino.

Evento continua nesta quinta-feira e agrega, além de pesquisadores brasileiros, representantes de universidades dos Estados Unidos, França e Canadá


Evento continua nesta quinta-feira e agrega, além de pesquisadores
brasileiros, representantes de universidades dos Estados Unidos, França e
Canadá

#SAIBAMAIS#O conceito de ‘gamificação’ do aprendizado é um dos paradigmas que orbitam a nova realidade dos processos pedagógicos: é cada vez mais frequente o uso de elementos dos jogos eletrônicos como forma de engajar estudantes na busca por conhecimento – desde alunos dos ensinos Fundamental e Médio, universitários e na pós-graduação.

A Conferência, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), está em curso desde o dia 30 de outubro no Hotel Holiday Inn, bairro de Lagoa Nova. Além de pesquisadores brasileiros, o evento também agrega representantes de entidades parceiras como a Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos; da Universidade de Lorraine, na França; da Universidade de Atabasca, no Canadá; e de instituições como o próprio Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma das principais palestras da programação de ontem, “Educação ao longo da vida dos profissionais da saúde e a mediação tecnológica” ministrada pela norte-americana Marci M. Powell, diretora geral de uma organização – a Marci Powell & Associates – que orienta diversas instituições e iniciativas ao redor do mundo no sentido de planejar estratégias para o uso da tecnologia no campo educacional, abordou a presença da tecnologia e do uso de ferramentas inovadoras na área de educação e requalificação profissional.

Para ela, a indústria da saúde vem desenvolvendo “novas e surpreendentes” rotinas de ensino a partir da mediação tecnológica. “A transformação da educação passa pela inovação tecnológica, e facilita o aprendizado ao envolver os alunos no processo”, garantiu.

Tanzânia
Marci assegura que as aplicações da tecnologia no campo da saúde “são inúmeras, e podem ser implementadas com facilidade. A realidade virtual pode influenciar positivamente no aprendizado, através de sistemas cada vez mais acessíveis e fáceis de utilizar. As simulações”, garantiu, “tornam o aprendizado muito mais intuitivo e varia de acordo com a aplicação”.

Entre os desafios destacados pela especialista, estão a questão da preservação da privacidade de quem utiliza as plataformas e o barateamento da tecnologia de forma a permitir a “disseminação do conhecimento”: “O Brasil é o lugar perfeito para promover essa mudança educacional, as pessoas aqui tem muita paixão e envolvimento. Vemos esse comprometimento na equipe do LAIS/UFRN”, disse Marci Powell, acrescentando que a instituição que ela representa disponibiliza todo o conteúdo pedagógico de forma gratuita através do site virtuallyinspired.org.

Ela citou como exemplo bem sucedido o treinamento de agentes comunitários de saúde da Tanzânia, na África, através do sistema AVASUS, plataforma de  formação, qualificação, gestão e assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) idealizado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido pelo LAIS em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN.
Programação
Quinta, 1º de novembro

8h30 – Palestra “A comunicação entre pesquisadores e a sociedade”

9h10 – Café com Ideias: Comunicação, sustentabilidade e desenvolvimento em saúde

11h15 – Oficina de recursos educacionais abertos e curadoria em saúde

11h15 – Simpósio Satélite: Sífilis e tecnologias

14h – Palestra “Ética, integridade e saúde”

14h40 – Café com Ideias: Empreendedorismo social e inovação em saúde

16h50 – Café com Ideias: O uso da tecnologia na atenção primária: aperfeiçoando o diagnóstico que já participaram das atividades e receberam certificado.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas