Yuno Silva
Repórter
Evento continua nesta quinta-feira e agrega, além de pesquisadores
brasileiros, representantes de universidades dos Estados Unidos, França e
Canadá
#SAIBAMAIS#O conceito de ‘gamificação’ do aprendizado é um dos paradigmas que orbitam a nova realidade dos processos pedagógicos: é cada vez mais frequente o uso de elementos dos jogos eletrônicos como forma de engajar estudantes na busca por conhecimento – desde alunos dos ensinos Fundamental e Médio, universitários e na pós-graduação.
A Conferência, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), está em curso desde o dia 30 de outubro no Hotel Holiday Inn, bairro de Lagoa Nova. Além de pesquisadores brasileiros, o evento também agrega representantes de entidades parceiras como a Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos; da Universidade de Lorraine, na França; da Universidade de Atabasca, no Canadá; e de instituições como o próprio Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Uma das principais palestras da programação de ontem, “Educação ao longo da vida dos profissionais da saúde e a mediação tecnológica” ministrada pela norte-americana Marci M. Powell, diretora geral de uma organização – a Marci Powell & Associates – que orienta diversas instituições e iniciativas ao redor do mundo no sentido de planejar estratégias para o uso da tecnologia no campo educacional, abordou a presença da tecnologia e do uso de ferramentas inovadoras na área de educação e requalificação profissional.
Para ela, a indústria da saúde vem desenvolvendo “novas e surpreendentes” rotinas de ensino a partir da mediação tecnológica. “A transformação da educação passa pela inovação tecnológica, e facilita o aprendizado ao envolver os alunos no processo”, garantiu.
Tanzânia
Marci assegura que as aplicações da tecnologia no campo da saúde “são inúmeras, e podem ser implementadas com facilidade. A realidade virtual pode influenciar positivamente no aprendizado, através de sistemas cada vez mais acessíveis e fáceis de utilizar. As simulações”, garantiu, “tornam o aprendizado muito mais intuitivo e varia de acordo com a aplicação”.
Entre os desafios destacados pela especialista, estão a questão da preservação da privacidade de quem utiliza as plataformas e o barateamento da tecnologia de forma a permitir a “disseminação do conhecimento”: “O Brasil é o lugar perfeito para promover essa mudança educacional, as pessoas aqui tem muita paixão e envolvimento. Vemos esse comprometimento na equipe do LAIS/UFRN”, disse Marci Powell, acrescentando que a instituição que ela representa disponibiliza todo o conteúdo pedagógico de forma gratuita através do site virtuallyinspired.org.
8h30 – Palestra “A comunicação entre pesquisadores e a sociedade”
9h10 – Café com Ideias: Comunicação, sustentabilidade e desenvolvimento em saúde
11h15 – Oficina de recursos educacionais abertos e curadoria em saúde
11h15 – Simpósio Satélite: Sífilis e tecnologias
14h – Palestra “Ética, integridade e saúde”
14h40 – Café com Ideias: Empreendedorismo social e inovação em saúde