quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Tecnologia permite controle maior

- Publicidade -

A diferença entre uma área não irrigada pelo novo sistema de gotejamento, com relação a outra contemplada pela rede de adutoras e dutos, é perceptível – para não dizer gritante. O vigor da planta que recebe nutrientes direto na raiz de forma controlada é muito superior à cana-de-açúcar irrigada de forma tradicional.
Entrada de água bombeada do rio para ser usada na irrigação de cana de açúcar por gotejamento
#SAIBAMAIS#Técnicos da Biosev informaram que o uso da tecnologia permite um controle do cultivo (umidade, fertilizantes e herbicidas, quando necessários) bem próximo a 100%.

A Biosev detém outorga para utilização de água bombeada do Rio Jacu, que corta a região de Arês. A água é bombeada para um tanque de decantação com 10 mil metros cúbicos (10 milhões de litros), primeiro estágio de um processo que conta com sistema de filtros e tanques de fertilizantes que serão misturados antes de seguir para as tubulações instalados sob o solo.

Ao todo, para cobrir os 265 hectares iniciais, são utilizados 22km de adutoras e 1,8 mil km de mangueiras que possuem pequenos orifícios para saída de água a cada 40cm – que totalizam 4,4 milhões de pontos de irrigação. A estrutura foi dimensionada para atender 400 hectares.

A  irrigação por gotejamento reduz custos, otimiza recursos e sua operação necessita de metade da mão de obra utilizada pelo sistema tradicional de irrigação por aspersores – equipamentos de estrutura tubular aérea (que simulam chuva), sustentada por tripés instalados sobre rodas, que precisam de tratores para se movimentar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas