sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Temporada do cinema infantil na cidade

- Publicidade -

A criançada já provou o potencial que tem junto à sétima arte. Mostrando toda a diversidade que o segmento infanto-juvenil da indústria oferece, começa nesta sexta a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI – que durante dois finais de semana vai movimentar as salas do Cinemark, de 21 a 30 de outubro. A entrada custa R$10 para todos. O festival apresentará curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, além de mostras especiais.
Heavy metal para crianças: “Heavysaurs – dinossauros da pesada” é um dos destaques da mostra
A parte internacional da programação traz filmes inéditos no Brasil, como a animação “Molly, a Monstrinha” (2016, Alemanha), dirigida por Michael Ekblad, Matthias Bruhn e o autor e ilustrador Ted Sieger, que produz conteúdo infantil há mais de 30 anos. Outros destaques são a banda finlandesa de heavy metal para crianças Heavisaurus, que estrela o longa “Heavysaurs – dinossauros da pesada”, e “A sociedade secreta de Souptown” (Estônia), um live action que põe as crianças no papel de protagonistas.

Este ano, o festival teve a pré-estreia mundial da animação 3D norte-americana “Cegonhas: a história que não te contaram” (2016), dirigida por Nicholas Stoller e Doug Sweetland. Outro filme inédito nos cinemas brasileiros é “Jack e a Mecânica do Coração” (2013). O filme foi indicado ao Urso de Ouro na Mostra Generation do Festival de Berlim em 2014, e ao César de Melhor Filme de Animação em 2015. 
Inédito: “Jack e a Mecânica do Coração” foi indicado ao Urso de Ouro de Berlin e ao César, na categoria animação
Os curtas-metragens também têm um espaço próprio no festival. O FICI selecionou nove filmes internacionais, que prometem muita diversão aos pequenos. Outros nove curtas-metragens premiados compõem a sessão “9x Animação”. Dedicada às crianças a partir de oito anos, a sessão faz um panorama mundial com o que há de melhor na animação. Em parceria com o Anima Mundi, o FICI também traz uma seleção especial de curtas-metragens no programa ‘Anima Mundi Para Crianças’, composto por curtas de todos os cantos do mundo e de diversos temas, cuidadosamente escolhidos pela produção do festival de animação.

Também há espaço para sucessos passados das telonas, especialmente selecionados para a ocasião, como os americanos “Zootopia” (Byron Howard e Rich Moore, 2016), “O Bom Dinossauro” (Bob Peterson e Peter Sohn, 2015) e “No Mundo da Lua” (Enrique Gato Borregán, 2015, EUA) dividem espaço com a animação francesa “O Pequeno Príncipe” (Mark Osborne, 2015) e o primeiro filme da saga “Kikoriki, Kikoriki, A Turma Invencível” (2011), que fez sucesso no FICI 2013.

Sucessos do audiovisual brasileiro também podem ser revistos no FICI. A trilogia da indiazinha Tainá voltará às telonas com “Tainá – uma aventura na Amazônia” (Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 2000), ‘Tainá 2 – a aventura continua” (Mauro Lima, 2005) e “Tainá – a origem (Rosane Svartman, 2011) em cópias digitalizadas. O FICI já levou um público superior a 1,5 milhão de espectadores aos cinemas e nesta edição mantém a tradição como maior vitrine do audiovisual direcionado ao público infantil no país.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas