quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Temporais devem atingir hoje 14 Estados e o DF

- Publicidade -

DESLIZAMENTO - Moradores deixam casas em Nova FriburgoSão Paulo (AE) – As defesas civis de catorze Estados e do Distrito Federal foram alertadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, quanto à possível ocorrência de chuva forte, entre a noite de ontem e sexta-feira. De acordo com a Sedec, na região Sudeste, áreas de instabilidade persistem no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, podendo provocar chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.

A Sedec orienta que a população evite áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta-se, também, para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. Os avisos foram baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo (Cptec).

No Rio de Janeiro, um dos estados mais castigados pelas fortes chuvas, o número de desalojados e desabrigados não pára de subir.

Em Nova Friburgo, os contingente passou de 585 para 1.203 pessoas que estão fora de suas casas, e aumentou de 464 para 759 o número de desabrigados. Os dados foram atualizados ontem, depois de mais uma madrugada de chuvas intensas, pela Defesa Civil Municipal no relatório de Avaliação de Danos. “Os números de desalojados e desabrigados aumentaram porque ainda há locais incomunicáveis e outros que a gente não consegue ir, em razão do elevado número de chamadas”, disse o coordenador de Defesa Civil de Friburgo, coronel Sérgio Marrafa. No município, 11 pessoas morreram e 273 casas estão interditadas.

Marrafa informou ainda que entre as 17 horas de terça-feira e o mesmo horário da tarde de ontem houve um deslizamento por hora. Não houve vítimas nem desmoronamento de casas.

Em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, onde há 7 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, o nível do Rio Paraíba desceu, mas ainda há bairros com inundações, como Lapa e Jardim Carioca. Na região de Imbé, cerca de 200 famílias estão isoladas. Guarda-vidas, em botes, levam alimentos, água potável e medicamentos para as pessoas.  

O número de mortos no Estado permaneceu inalterado – 31 pessoas morreram desde quinta-feira. Ao todo, há 7.242 pessoas desabrigadas e 5.343 desalojadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas