quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Tempos de atraso e de saudades

- Publicidade -

Woden Madruga
[[email protected]]

Tempos de atraso e de saudades
Findando setembro, amanhã (domingo) já é outubro, e o governo do Rio Grande do Norte não consegue fechar a folha de agosto dos servidores do Estado com lugares cativos na fila dos fiados.  O secretário de Planejamento (?) e Finanças iria dar explicações para a imprensa na manhã de ontem, mais ou menos na hora em que bato estas mal traçadas linhas. O radinho de pilha acaba de dar a notícia de que bandidos assaltaram uma agência do Banco do Brasil lá pras bandas de Igapó. A falta de segurança no Rio Grande do Norte é o trivial variado de todos os dias, já vai o governo chegando próximo ao último ano de seu mandato, coisa de mais três meses. O nosso estado é um dos mais violentos do país. Somente este ano somam 85 assaltos a bancos. Um média de 9 assaltos por mês e uma sobrinha. Tem agência assaltada há 9 meses e que não foi reaberta ainda.

Lá de Brasília, onde se juntam os três poderes que não se entendem, as notícias não são animadoras, também. Basta acessar os canais de televisão, para constatar. Pelo que se pressente o mês de outubro será brabo pelos terreiros planejados por Lúcio Costa e arquitetados por Niemeyer. Mas apesar desse verão brabo, de sol causticante, há a boa notícia de que a chuva volta a cair pelos cerrados de Goiás e pelos sertões de Minas, podendo chegar ao Tocantins que faz cerca com o Piauí. Há gente acreditando, com fé de verdade, que é possível que no final de novembro já se possa ouvir os primeiros trovões pelo sul do Piauí, sinalizando que haverá inverno no semiárido. Haja reza. Falando em chuva, outra notícia boa:  semana que vem, sábado, 07 começa em Parnamirim (Parque de Exposições Aristófanes Fernandes) mais uma Festa do Boi, já passando dos 50 anos. Vamos nos reencontrar com velhos companheiros. Manelito Dantas Vilar confirmou que vem. Bons papos.

E por falar em bons papos, o lançamento do livro de Berilo de Castro, A poesia na canção, noite de quinta-feira nos jardins do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte foi uma bela festa. Várias gerações se encontrando, Natal de oitenta anos pra cá. Conversou-se sobre tudo ou quase tudo, matando saudades, lembranças da Ribeira velha e do Grande Ponto que desapareceu. E para o encantamento de todos, Glorinha Oliveira cantando, acompanhada pelo conjunto de Carlos Zens. Glorinha aos 92 anos! Maravilha. Teve gente – eu vi – que enxugou as lágrimas.

Há notícias boas, sim.

Política
Abrindo a Folha de S. Paulo, leio na coluna de Mônica Bergamo:

– A delação E a carta de Antonio Palocci abalaram de forma inédita o ex-presidente Lula, que até então relevava as informações que outros delatores davam contra ele em processos.

– Segundo pessoas que convivem de forma intensa com o petista, ele sempre dizia entender delatores como Léo Pinheiro, da OAS, e Marcelo Odebrecht: presos por muito tempo, eles não teriam alternativa a não ser falar de Lula nos acordos com a Justiça.

– Já com Palocci o sentimento seria de “extremo amargor”, pela virulência dos ataques. O ex-ministro não apenas “enfiou a faca mas forçou até o fundo” e ainda deu voltas com ela nas vísceras de Lula, diz um dos amigos do petista. ”

Na Academia
Dia 4 de outubro, quarta-feira da semana que vem, às 16 horas, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, haverá a sessão do necrológio do acadêmico Paulo Bezerra, falecido em julho. Ocupava a cadeira 12, que tem como patrono Amaro Cavalcanti. Antes de Paulo, sentaram-se nela Juvenal Lamartine de Faria, Veríssimo de Melo e Oswaldo Lamartine de Faria.

A saudação de louvor será proferida pela acadêmica Eulália Duarte Barros.

Homenagem
Na Festa do Boi deste ano, que começa no outro sábado, 07 de outubro, a Anorc (Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores), parceira na promoção com a Secretaria de Agricultura do Estado, homenageará o ex-governador Geraldo José de Melo, o ex-ministro Fernando Bezerra e o empresário Abreu Júnior.

Foi no governo de Geraldo que a Anorc passou a administrar o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, por meio de comodato.  A atuação de Fernando Bezerra permitiu a inclusão da Anorc no Conselho Consultivo do Sebrae.  Abreu é um dos principais pecuaristas da região do Potengi.

Escola  Na cidade de São Paulo do Potengi comemora-se desde ontem os 50 anos de fundação da Sociedade Educadora São Francisco. A programação se estenderá até o dia 7 de outubro.

Hoje, a partir das 19 horas, haverá a festa do ex-aluno no ginásio de esportes inaugurado ontem. Amanhã, domingo, jantar dos ex-funcionários com muita música ao vivo.

Robótica  Na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, a FLIC, que começa dia 5, no Complexo Cultural da UERN, na Zona Norte, vai ter um espaço especial para robótica, numa programação voltada para a ciência.  A Roboeduc, primeira escola de robótica e programação do Brasil, montará lá seus estandes.

Livro  Tomaz Edson Pereira Guimarães, engenheiro civil, acaba de lançar o seu primeiro livro, Setenta anos, que vai contando essa sua trajetória derna que nasceu em Cerro Corá, sertões potiguares entre o Seridó e a Serra de Santana, vizinhanças do Cabugi.  Tem outras andanças suas.

Nóbrega  Dácio Galvão confirma a participação no Festival Literário de Natal, em novembro, de Antônio Nóbrega, dos grandes artistas brasileiros: violinista, cantor, dançarino, integrante do Quinteto Armorial criado por Ariano Suassuna.

Além de se apresentar num show, Nóbrega vai participar também de uma mesa sobre a obra de Ariano Suassuna.

Carro queimado 
Está fazendo um mês que um carro foi queimado na avenida Duque de Caxias, Ribeira de muitos absurdos. Continua no mesmo lugar. A Prefeitura precisa passar por lá para tirar esse lixo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas