quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Tenistas amadores montam ‘ranking’ e fortalecem esporte no RN

- Publicidade -

É possível imaginar um campeonato de tênis com a participação de mais de 70 atletas, durante todo o ano, com aproximadamente 25 jogos por semana? Sim, essa disputa existe e ocorre em Natal. Alunos e professores de uma escola de tênis da cidade colocaram em ação a ideia e, há dois anos, a disputa movimenta o Aeroclube de Natal. O resultado é um número crescente de novos praticantes da modalidade e também o retorno às atividades de outros que haviam deixado o esporte de lado.
Competição tem quase 500 jogos por ano e incentiva a prática do tênis em Natal
Competição tem quase 500 jogos por ano e incentiva a prática do tênis em Natal

Apesar de ser uma diversão entre os praticantes, o Ranking do Aero Tennis Center é levado a sério. O regulamento criado pelos próprios atletas prevê as formas de disputa das partidas, critérios para ‘casamento’ de jogos, pontuações diferenciadas de acordo com as posições dos envolvidos e até torneios extras ao longo do ano, que é encerrado com uma confraternização e a premiação dos melhores da temporada. A fórmula vem dando certo.

“Começamos no ano passado mais como uma experiência e forma de incentivar os alunos, que formalizaram o ranking e fizeram a competição andar. Eram aproximadamente 45 alunos disputando. Neste ano, aperfeiçoamos o regulamento, fizemos um site específico para o ranking e já são quase 80 competindo semanalmente. O clima é ótimo”, disse o diretor técnico do Aero Tennis Center, João Felipe Araújo.

Com a disputa, crescem também a rivalidade, as provocações no grupo de Whatsapp e a busca por melhoras no rendimento dos atletas. Como há jogadores de todos os níveis, os professores viram nos treinamentos que os próprios jogadores têm se dedicado mais e buscado melhorar para conseguir bons resultados na disputa. Para isso, a própria escola tem dado mais alternativas aos alunos.
Competição conta com participantes de todas as faixas etárias
A parceria com o Centro de Treinamento de Carlos Alberto Kirmayr tem proporcionado a realização de clínicas de treinamento na cidade, onde o número de participantes é crescente. Kirmayr é um dos maiores técnicos de tênis do país, já tendo treinado atletas consagrados do esporte, como Gabriela Sabatini, Arantxa Sanchez, Conchita Martinez e Cedric Pioline, além das equipes britânica e brasileira na Copa Davis. Pela quarta vez ministrando a clínica, ele notou a diferença na motivação dos jogadores.

“O tênis é um esporte que pode se praticar durante toda a vida e é apaixonante. Para se evoluir no jogo é importante dedicação, mas isso fica muito mais divertido quando é feito em grupo, com amigos e com o objetivo de se melhorar”, disse Kirmayr. “Kirmayr é parceiro da escola e veio pela quarta para a clínica, contando com o apoio dos profissionais do Aero Tennis Center e sua equipe. Somente nesta edição de outubro, foram 74 participantes, entre crianças de 5 anos e jovens de 75 anos (risos). Tudo em um clima muito descontraído, mas com trabalho sério para aperfeiçoar o tênis dos participantes. Teremos outras no próximo ano”, completou o diretor administrativo do Aero Tennis Center, Aristides Barcelos.

E a disputa no ranking, apesar de ser formada na maioria por adultos, também conta com a participação dos adolescentes que fazem parte da equipe do Aero Tennis Center. A disputa constante contribui para a evolução no tênis dos jovens e também com a interação junto aos mais velhos.
Jogos ocorrem durante todo o ano no Aeroclube
Jogos ocorrem durante todo o ano no Aeroclube

“O fato de haver uma disputa constante faz com que todos estejam dentro do clima de competição, apesar de ser descontraído e bastante sadio. Nos mais recentes torneios da cidade, os resultados da escola foram excelentes, no adulto (por classes), no infantil e juvenil, no +35 e +45, além das duplas. O que queremos é que nossos alunos desfrutem, melhorem seu tênis e, acima de tudo, sejam bons desportistas, na expressão literal da palavra. Estamos no caminho certo”, explicou João Felipe Araújo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas