quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Terceira fase de pesquisa sobre a covid-19 inicia no domingo em 3 cidades do RN

- Publicidade -
A terceira etapa da pesquisa em campo “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional” começa no domingo (21), e segue nos dias 22 e 23, podendo se estender até a quarta-feira (24), nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó. Como nas duas etapas anteriores, será aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias, além da realização de teste sanguíneo rápido por punção digital.
#SAIBAMAIS#
O trabalho em campo é realizado por pesquisadores do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde que apoia financeiramente a realização da pesquisa, cujos resultados serão utilizados para auxiliar na tomada de decisão, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus, na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia em articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde. A primeira fase da coleta ocorreu em maio e a segunda no início deste mês.
No ato da pesquisa, todos os indivíduos selecionados para a amostra do inquérito populacional serão informados sobre os objetivos do estudo, riscos e vantagens. Se houver qualquer desconforto, o participante poderá desistir a qualquer momento. O material e as informações só serão coletados após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As pessoas testadas em campo terão um número de telefone celular registrado para que possam receber informação sobre o resultado do teste. Os casos positivos serão informados às respectivas Secretarias de Saúde dos municípios pesquisados para as providências necessárias.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas